Caminhos da Reportagem destaca êxitos no tráfego em episódio com exemplos inspiradores.

O trânsito brasileiro ainda é responsável pela morte de dezenas de milhares de pessoas anualmente, mesmo que esteja se tornando mais seguro. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), o Datasus, só em 2021, 33.813 vidas foram perdidas nas estradas e vias do país.

Apesar desse cenário alarmante, algumas regiões têm conseguido reduzir as perdas e oferecem soluções para o problema. Um exemplo disso é o Distrito Federal, em que o respeito às faixas de pedestres é levado a sério. Já em Fortaleza, a cidade se destacou nacionalmente no quesito trânsito seguro através de um conjunto de medidas, tais como a redução da velocidade das vias, o estreitamento de ruas e o incentivo ao uso de bicicletas.

Para mostrar de perto esses desafios e compartilhar detalhes sobre o que tem funcionado nesses dois lugares, o programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil, percorreu a capital do país e viajou até o Ceará.

Segundo o Superintendente da Autarquia de Trânsito de Fortaleza, Antônio Ferreira, a cidade tem alcançado sucesso na redução de mortes no trânsito há oito anos consecutivos. Esse avanço é resultado da junção de várias soluções já existentes, adaptadas ao contexto local, como explica o coordenador de Segurança Viária da Iniciativa Bloomberg, Dante Rosado.

Entre as saídas adotadas, o professor Flávio Cunto, da Universidade Federal do Ceará, destaca medidas simples e de baixo custo, como tornar as vias mais estreitas, ampliar as calçadas, instalar balizadores de concreto e pintar as ruas.

Porém, é importante ressaltar que o sucesso dessas iniciativas está ligado à continuidade das medidas, independentemente dos governantes e partidos políticos envolvidos. Segundo Cunto, é essencial que a cidade adote uma política de Estado, que seja abraçada por diferentes gestões.

As conquistas em relação ao respeito à faixa de pedestres em Brasília também são resultado de uma ação coletiva, que envolveu o poder público, órgãos de imprensa, entidades da sociedade civil e a população em geral. Desde 1996, os veículos passaram a parar para que pedestres e ciclistas atravessassem a faixa com segurança.

No entanto, ainda existem inúmeros casos de desrespeito, e tragédias recentes, como as duas mortes ocorridas em 2022, incluindo uma criança de três anos, mostram que o desafio persiste. Para especialistas, a velocidade é o fator de risco mais importante e a mudança cultural em relação a ela é fundamental para a segurança no trânsito. Reduzir a velocidade é um benefício global que requer uma ação coordenada e o entendimento da população.

O episódio Soluções em Trânsito do programa “Caminhos da Reportagem” será exibido neste domingo (20) às 22h, na TV Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo