Santo André investe em capacitação de mulheres no transporte, ampliando suas oportunidades na região do ABC.

No município de Santo André, um programa de capacitação voltado especificamente para mulheres que possuem habilitação nas categorias D e E foi lançado recentemente. Este curso visa oferecer treinamento para operadoras de transporte e busca abrir portas para a inserção das mulheres como força de trabalho no setor de transporte, aumentando a empregabilidade e representatividade feminina na área.

O programa faz parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André, que conta com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem parcerias com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e a Escola de Ouro Andreense.

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas até o final de agosto, por meio da plataforma Google Forms. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4997-9999 ou pelo número de WhatsApp do Sest/Senat: (61) 2017-0073. O curso terá início em setembro.

Não é a primeira vez que municípios da região do ABC paulista direcionam esforços para capacitar mulheres. Em São Bernardo, por exemplo, programas de capacitação em parceria com o Sebrae e convênios com o Senac têm atraído mulheres em cursos como maquiagem, cabelo para festas e eventos, design de sobrancelhas, manicure e pedicure. Além disso, a prefeitura realiza feirões específicos para o público feminino e mantém serviços de apoio ao emprego e empreendedorismo.

Rio Grande da Serra também oferece oportunidades para as mulheres através do Programa Estadual Próspera Família, que proporciona capacitação profissional e empreendedorismo, além de uma bolsa mensal para mulheres com renda familiar de até R$ 210 por pessoa.

Já em Diadema, são disponibilizadas mais de 40 diferentes capacitações gratuitas em áreas diversas. Na área da Cultura, por exemplo, a Oficina de Tranças faz parte da Formação Cultural no eixo da economia criativa. Além disso, a Oficina de Costura Criativa dos Centros Culturais Nogueira Eldorado oferece oportunidades, assim como as oficinas voltadas para o público 60+, como bordado, artesanato, patchwork e outras.

É importante ressaltar que, apesar dessas formações não serem exclusivas para mulheres, a maioria esmagadora dos frequentadores é do público feminino.

A reportagem tentou entrar em contato com as prefeituras de Mauá, São Caetano e Ribeirão Pires para obter mais informações sobre programas similares, porém, até o fechamento desta matéria, não houve resposta por parte desses municípios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo