Nesta semana, São Paulo poderá alcançar temperaturas recordes para agosto, com possibilidade de quebrar o recorde de calor registrado anteriormente.

Diversos estados do Brasil podem registrar elevação histórica de temperatura para o mês de agosto devido a uma onda de calor

Segundo especialistas, uma onda de calor pode atingir diversos estados do Brasil este mês, resultando em temperaturas elevadas e históricas. A previsão é que os termômetros atinjam os 40°C, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Na cidade de São Paulo, o pico de calor está previsto para os dias 23 e 24 de agosto, quando a temperatura pode chegar a 34°C.

Mudanças climáticas causam incêndios florestais

De acordo com o Climatempo, essa elevação histórica de temperatura é causada por uma massa de ar quente e seco, que se expandirá por todo o país. Em São Paulo, as regiões oeste, norte e leste do estado serão as mais afetadas por essas altas temperaturas.

A Metsul, por sua vez, alerta que outros estados também podem registrar recordes de temperatura máxima para o mês de agosto.

“Embora seja comum ter calor intenso no Sudeste nesta época do ano e bastante frequente no Centro-Oeste durante a estação seca, o que esperamos para esta semana irá superar os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades”, afirma o instituto.

Antes da chegada do calor intenso, está prevista chuva para esta segunda-feira, 21 de agosto, incluindo na capital paulista, Campinas, Vale do Ribeira, Baixada Santista e litoral norte. No entanto, espera-se que a precipitação seja leve.

Após o período de altas temperaturas, uma frente fria se aproximará do sul do país na sexta-feira, 1º de setembro, resultando em um declínio de temperatura em algumas regiões. No entanto, a Metsul prevê que o calor persistirá na maior parte do Centro-Oeste, norte de São Paulo e em parte de Minas Gerais.

Compartilhe:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo