O projeto “Gabinete 3D” do governo estadual desembarca em Santos para abordar a importante temática da regionalização da saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, esteve em Santos nesta segunda-feira (21) para a apresentação do “Gabinete 3D – Saúde”, iniciativa do Governo de São Paulo que busca promover a aproximação entre lideranças, gestores públicos e servidores da rede de saúde. O evento contou com a presença de Geraldo Reple Sobrinho, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), e Renilson Rehem, Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde.

Durante o evento, Eleuses Paiva destacou a importância da regionalização no estado de São Paulo. Segundo ele, a gestão da saúde precisa ser personalizada para cada região, visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir uma saúde de qualidade. O objetivo do Governo é reduzir as desigualdades entre as regiões, melhorar a eficiência do gasto público e ampliar a oferta de serviços.

Como parte do Gabinete 3D, Eleuses Paiva visitou quatro unidades de saúde em Santos: ala de internação SUS do Hospital Santo Antônio da Beneficência Portuguesa, Hospital Guilherme Álvaro, Santa Casa de Santos e Complexo Hospitalar dos Estivadores. Essa visita permite que o secretário veja de perto os principais problemas enfrentados pelos serviços de saúde e possa definir planos de ação para atender as necessidades de cada município.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS. A parceria tem o objetivo de fortalecer a gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover a cooperação entre as instituições. Os ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais serão adaptados de acordo com as necessidades de cada região, descentralizando o sistema de saúde.

Até o momento, as regiões de Bauru, Taubaté, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba e Ribeirão Preto sediaram as oficinas regionais. A próxima está prevista para acontecer na região de Campinas ainda em agosto.

A Oficina de Regionalização da Saúde na Baixada Santista ocorre em dois dias. No primeiro dia, foram realizados painéis sobre o Projeto de Regionalização, reuniões de diagnóstico da Assistência Primária à Saúde (APS) e apresentação da proposta para regulação do acesso e dos objetivos do projeto. No segundo dia, os grupos de trabalho elaborarão propostas e relatórios sobre a saúde na região.

A iniciativa do Governo de São Paulo busca melhorar o sistema de saúde, proporcionando um atendimento de qualidade e reduzindo as desigualdades entre as regiões. Com o Gabinete 3D, as lideranças locais poderão expressar suas necessidades e contribuir para a construção de um sistema de saúde mais eficiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo