O prefeito de Viana sugere benefícios fiscais para empresas iniciantes no município, visando impulsionar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico local.

Senador apresenta projeto que permite dedução de investimentos em startups do Imposto de Renda

No último dia 23, o senador Carlos Viana, do partido Podemos de Minas Gerais, anunciou a apresentação de um projeto que visa possibilitar que investidores-anjo deduzam do Imposto de Renda o valor do capital aportado em empresas startups. A iniciativa do parlamentar tem como objetivo fomentar o investimento nesse setor e impulsionar o desenvolvimento das pequenas e microempresas, especialmente as que trabalham com tecnologia avançada e modelos de negócios inovadores.

De acordo com o senador, para que o investidor possa realizar a dedução, será necessário que o investimento tenha duração mínima de dois anos. Além disso, a dedução será limitada a no máximo 2% do valor do Imposto de Renda. Vale ressaltar que todas as operações estarão sujeitas a fiscalização.

Viana justificou sua proposta citando exemplos de países desenvolvidos que já utilizam esse tipo de incentivo, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Singapura, Israel, Itália, Portugal, Espanha e Argentina. Segundo o senador, essas nações reconhecem as vantagens de proporcionar condições especiais de desenvolvimento para suas micro e pequenas empresas, principalmente aquelas que estão inseridas no contexto das startups.

O senador ainda frisou o impacto positivo desse tipo de investimento no cenário econômico mundial. Grandes empresas, como Microsoft, Meta, Alpha e Amazon, começaram como startups e hoje movimentam trilhões de dólares, além de empregarem milhares de pessoas. Viana destacou que, no início dessas gigantes da tecnologia, investidores arriscaram seu capital em negócios incertos, mas acreditaram no potencial dessas empresas que se tornaram as mais valorizadas do mundo.

A proposta do senador Viana surge como uma medida importante para incentivar o crescimento das startups no país. Com a possibilidade de dedução do Imposto de Renda, mais investidores-anjo poderão apostar em negócios inovadores e contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil. Resta acompanhar o desdobramento desse projeto e torcer para que ele seja aprovado e implementado o mais breve possível.

Fonte: Agência Senado (reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo