Lula revela que Brasil retomará investimentos no continente africano, em busca de ampliar relações comerciais e diplomáticas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em Luanda, capital de Angola, que o Brasil voltará a investir no continente africano. Durante o discurso no fórum empresarial organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Angola, Lula afirmou que o país voltará a financiar projetos e empreendimentos nos países africanos, destacando Angola como um bom pagador das dívidas com o Brasil.

Lula enfatizou a importância dessa volta ao continente africano, afirmando que o Brasil nunca deveria ter se afastado. Segundo ele, a África oferece oportunidades que o Brasil muitas vezes procura em outros lugares. O presidente brasileiro recebeu aplausos calorosos durante o discurso, demonstrando o apoio ao fortalecimento das relações entre Brasil e África.

Além do anúncio dos investimentos, Lula teve uma agenda extensa em Angola. Ele discursou na Assembleia Nacional do país e se reuniu com o presidente angolano, João Lourenço. Durante essa reunião, foi anunciada uma parceria para ajudar no desenvolvimento da agricultura em Angola, o que pode trazer benefícios econômicos para ambos os países.

O presidente angolano, por sua vez, convidou os empresários brasileiros a investirem na África de forma destemida, citando diversas oportunidades de negócios que o país oferece, como agronegócio, indústria automobilística, produção de insumos agrícolas, energia solar, indústria farmacêutica, entre outros setores.

Vale destacar que Angola é o único país africano, além da África do Sul, com o qual o Brasil tem uma parceria estratégica. O acordo foi assinado em 2010, durante o segundo mandato de Lula.

Lula iniciou sua visita ao continente africano na África do Sul, onde participou da 15ª Cúpula de Chefes de Estado do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em seguida, ele seguiu para Angola, onde cumpriu uma agenda intensa, e no domingo estará em São Tomé e Príncipe para participar da Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com o anúncio dos investimentos no continente africano, o Brasil busca fortalecer laços com os países africanos e explorar as oportunidades econômicas que a região oferece. A parceria estratégica com Angola e os investimentos em outros países africanos são vistas como um movimento importante para a expansão e diversificação das relações comerciais do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo