Pacheco espera que sessão com governadores na reforma tributária possa facilitar um consenso entre as partes envolvidas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a sessão que ocorrerá nesta terça-feira (29), às 10h, com a presença de diversos governadores, pode representar uma importante oportunidade para se alcançar um amplo entendimento e acordo a respeito da reforma tributária em análise no Congresso, que está sendo tratada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019.

Pacheco ressalta que a implementação dessa reforma é absolutamente fundamental, uma vez que visa corrigir distorções e simplificar o sistema tributário brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento do país. No entanto, ele enfatiza que é necessário que o processo de reforma leve em consideração as particularidades de cada estado federado, a fim de que se possa alcançar um equilíbrio entre as necessidades de arrecadação tributária e a autonomia dos entes federativos.

O presidente do Senado expressa o seu otimismo em relação aos resultados dessa sessão e espera que, a partir das discussões entre os governadores, seja possível avançar nas negociações e chegar a um consenso sobre o texto da reforma tributária. Ele destaca que a participação dos governadores é de extrema importância para que se possa construir uma proposta que seja amplamente aceita e que atenda aos interesses de todos os envolvidos.

Além disso, Rodrigo Pacheco mostra-se confiante de que a reforma tributária possa ser promulgada ainda no ano de 2023. No entanto, ele ressalta que é necessário que haja um esforço conjunto de todos os poderes e esferas de governo para que isso seja possível. O presidente do Senado destaca que a aprovação da reforma é um passo importante para a retomada do crescimento econômico e para a criação de um ambiente mais favorável aos negócios no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo