Comissão realiza discussão sobre a campanha de combate à violência no campo.

29/08/2023 – 14:18 

Título: Audiência Pública discute a Campanha Contra Violência no Campo

No dia 31 de agosto, a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para debater a Campanha Contra Violência no Campo. A iniciativa, lançada em 2022 por organizações da sociedade civil, tem como objetivo propor ações e políticas de proteção das comunidades, sensibilizar a opinião pública e denunciar as diversas formas de violência.

A solicitação da audiência foi feita pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), que ressalta a importância de discutir a violência sofrida pelos povos do campo. Segundo o Caderno de Conflitos no Campo 2022, publicado pela Comissão Pastoral da Terra, no ano passado foram registrados 2.018 conflitos, envolvendo mais de 900 mil pessoas. Além disso, houve um aumento significativo nos números de assassinatos (30,56%), tentativas de assassinato (43,05%) e ameaças de morte (43,05%) em comparação a 2021.

A deputada afirma que a responsabilidade pela violência contra os povos do campo é do Estado brasileiro, que deve garantir os direitos fundamentais dessas populações e proporcionar acesso às políticas públicas necessárias para a preservação da vida com dignidade. A audiência contará com a presença de representantes de diversas organizações, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e a Campanha contra a Violência no Campo.

A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 10 horas.

Da Redação – RL

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo