Nesta quinta-feira, o ministro inaugura a Semana do Pescado no Rio de Janeiro.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, marcou presença na abertura da vigésima edição da Semana do Pescado, evento que ocorreu no Santuário Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (31). A solenidade teve início às 20h e contou com a presença de membros da coordenação nacional do evento, empresários e autoridades do estado do Rio de Janeiro e de Niterói.

A cerimônia teve como ponto alto a benção de um cesto com peixes, que foi levado ao local por pescadores e abençoado pelo reitor do Santuário, padre Omar Raposo. Além disso, a imagem do Cristo Redentor foi iluminada com as cores branca e azul, representando as águas dos mares e rios.

A Semana do Pescado é considerada a segunda quaresma do ano pelo setor do varejo e tem como objetivo estimular o consumo de peixe, frutos do mar e seus derivados em todo o Brasil. A iniciativa busca fortalecer as atividades da pesca e da aquicultura, que são responsáveis por movimentar a economia e empregar milhares de pessoas em todo o país.

A campanha também busca promover a integração de toda a cadeia produtiva, desde pescadores, aquicultores, distribuidores, peixarias, supermercados, bares, restaurantes, importadores até o consumidor final. Durante os 15 dias da Semana do Pescado, todos esses setores se unirão para ampliar a oferta de pescados e promoverão cursos e ações de impulsionamento em vários pontos do atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins, para possibilitar um maior acesso da população aos produtos.

Além de estimular o consumo de peixes e frutos do mar, a Semana do Pescado também tem como meta contribuir no combate à fome no Brasil. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 21 milhões de pessoas no país sofrem com desnutrição e risco alimentar. Para ajudar a minimizar essa situação no estado do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Armadores de Pesca (Saperj) doará quatro toneladas de peixes, em parceria com uma empresa responsável pelo beneficiamento e expedição dos produtos. Essa doação será destinada às instituições atendidas pelo setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor.

A Semana do Pescado busca tornar o consumo de pescados uma prática cotidiana para os brasileiros. Atualmente, o consumo de peixe no país é de apenas 10 quilos por habitante/ano. Além disso, o Brasil importa mais do que exporta na área de pescados, com US$ 1,4 bilhão importado em 2022, contra apenas US$ 300 milhões exportados.

Com a realização deste evento, espera-se que haja um aumento no consumo de pescados no Brasil, fortalecendo o setor e contribuindo para a redução da fome e o desenvolvimento econômico do país. A Semana do Pescado representa uma oportunidade para que todos os brasileiros desfrutem dos benefícios nutricionais e gastronômicos que esses alimentos podem oferecer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo