Prefeitura de Fortaleza apoia grandes eventos de bocha paralímpica em 2023 para promover a prática paradesportiva.

A Prefeitura de Fortaleza está se empenhando em impulsionar a prática do paradesporto na cidade. Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o governo municipal está apoiando os principais eventos de bocha paralímpica que acontecerão em 2023, tanto no calendário nacional quanto no internacional.

Essas competições estão sendo realizadas no Centro de Formação Olímpica (CFO) e são organizadas pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com o apoio da Federação Internacional de Bocha (BisFed) e da entidade anfitriã, Associação D’Eficiência Superando Limites.

O destaque desses eventos é a Fortaleza World Boccia Cup 2023, que acontecerá entre os dias 2 e 9 de setembro. A competição contará com a participação de representantes de 20 países e terá a presença de 93 atletas, entre homens e mulheres, que buscarão alcançar o melhor desempenho e posicionamento no ranking mundial da modalidade.

Logo em seguida, entre os dias 9 e 15 de setembro, acontecerá o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, que reunirá os melhores paratletas do país na modalidade. Serão 54 atletas competindo no feminino e 72 no masculino, separados por classes funcionais. São paratletas representando 16 estados da Federação em busca do título nacional.

Um dos destaques dessa competição é a atleta Emylle Torres Aguiar, que competirá na Classe BC3. Emylle treina no programa Esporte Sem Limites, um projeto pioneiro da Prefeitura de Fortaleza que leva esportes adaptados para pessoas com deficiência na capital.

O secretário do Esporte e Lazer de Fortaleza, Ozires Pontes, acredita que o paradesporto deve ser cada vez mais apoiado e divulgado na cidade. Segundo ele, a prática do paradesporto salva vidas e é capaz de alcançar não apenas os atletas, mas também suas famílias e toda a comunidade, proporcionando novas perspectivas e plantando sonhos no coração de crianças, jovens e adultos que desejam iniciar uma carreira no paradesporto.

Além disso, a competição também contará com a participação de paratletas cearenses, como Jonas Ewerton Garcia, que competirá na classe BC1 do Campeonato Brasileiro, e Maciel Santos, medalhista paralímpico em Tóquio, que representará o Brasil na Copa do Mundo de Bocha Paralímpica.

Os eventos acontecerão no Centro de Formação Olímpica (CFO) e terão entrada gratuita. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza em apoiar essas competições é fundamental para fortalecer o paradesporto na cidade e proporcionar oportunidades para os paratletas mostrarem seu talento e alcançarem o reconhecimento internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo