Hemoce conquista manutenção da certificação ISO 9001:2015 após auditoria de cinco dias

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), obteve a manutenção da certificação da ISO 9001:2015. Após cinco dias de auditoria, que ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, o Hemoce manteve o reconhecimento da norma internacional.

Durante a auditoria, foram avaliadas as áreas técnicas e os setores administrativos da sede do Hemoce em Fortaleza, bem como nas unidades localizadas no interior do Ceará, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu. Todos os hemocentros avaliados receberam a recomendação da auditora Sheila Canos, da QMS Brasil, para manterem a certificação da ISO. Sheila destacou que o Hemoce é uma referência para o país e elogiou a experiência e a superação de dificuldades que a instituição possui.

A certificação da ISO reconhece que os processos de produção e serviços estão em conformidade com as normas internacionais, conferindo um selo de qualidade ao Sistema de Gestão da Qualidade. A hemorrede cearense conta com seis unidades e atende a 184 municípios. A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, afirmou que a instituição tem o compromisso de oferecer sempre o melhor e que a auditoria comprovou que estão no caminho certo, reafirmando o compromisso em trabalhar com excelência.

Vale ressaltar que a hemorrede do Ceará foi a primeira do Nordeste a obter a certificação da ISO 9001:2015, conquistada em 2021. A auditoria de manutenção deste ano comprovou a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas unidades do Hemoce.

O Hemoce é certificado pela norma ISO 9001:2015 no Sistema de Gestão da Qualidade no Ciclo do Sangue para os Processos de Captação de doadores, triagem, coleta, processamento, sorologia, imunohematologia, armazenamento, transporte, ambulatório de transfusão e distribuição. A certificação foi ampliada em 2016 e agora abrange todas as áreas do Hemoce Fortaleza.

Entre os anos de 2018 e 2021, outras unidades do Hemoce também conquistaram a certificação da ISO. No ano passado, as unidades de Quixadá e Sobral receberam a auditoria de manutenção e foram reconhecidas. Com a auditoria deste ano nas demais unidades do Hemoce, toda a hemorrede do Ceará manteve a certificação da norma internacional.

A ISO é uma entidade de padronização e normatização que tem como objetivo assegurar a qualidade de produtos e serviços por meio de ações preventivas. A ISO 9001 é um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, visando melhorar continuamente a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A norma foi elaborada com base em um consenso internacional sobre as práticas que uma organização deve adotar para atender plenamente aos requisitos de qualidade total.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo