Gestores e técnicos se reúnem para discutir projeto de segurança hídrica através de microssistema de abastecimento de água

No dia 5 de setembro de 2023, gestores e técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), da Sohidra e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reuniram-se para discutir a implementação de um microssistema comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos nas comunidades rurais do estado do Ceará.

O objetivo desse projeto é utilizar poços já existentes perfurados pela Sohidra e pela SDA para aproveitamento múltiplo pela comunidade. Para isso, será necessário captar recursos das pastas envolvidas, a fim de colocar equipamentos em teste, avaliá-los e então ampliá-los para todo o estado.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, demonstra otimismo em relação ao projeto, destacando que muitas regiões do estado enfrentam dificuldades com o acesso à água para usos diversos. Com a implantação desse sistema, espera-se suprir essa demanda, possibilitando que as pessoas desenvolvam outras atividades além de garantir água para a dessedentação animal.

Paulo Ferreira, superintendente da Sohidra, também ressalta a importância da integração entre as duas instituições. Segundo ele, essa parceria irá garantir a segurança hídrica em diversos municípios cearenses.

O grupo de trabalho responsável pelo projeto é composto pela coordenação da CoAgua, pelo setor administrativo-financeiro, pela assessoria jurídica e pelo gabinete da SDA. Já pela SRH, estiveram presentes o Secretário de Recursos Hídricos, além da assessoria jurídica e do superintendente da Sohidra.

O microssistema comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos tem como objetivo atender famílias de baixa renda que residem na zona rural. O equipamento será composto por uma captação de água de fonte subterrânea já existente. Após as fases de captação de recursos e testes, o projeto seguirá com a mobilização das famílias, o cadastro dos beneficiários, a capacitação quanto ao uso do equipamento e à gestão da água, e então ocorrerá a implementação do microssistema.

Essa iniciativa é mais um passo importante na busca pela segurança hídrica no Ceará, demonstrando a preocupação das autoridades em garantir o acesso à água para as comunidades rurais e proporcionar melhores condições de vida para a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo