Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém é aprovado durante reunião do Coema, impulsionando energia sustentável no Ceará

Foi aprovada durante a 309ª reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), realizada nessa terça-feira (5), a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém. A votação teve ampla maioria, com 20 votos a favor, quatro contra e uma abstenção. Também foi aprovado o projeto do Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha, com 22 votos a favor e três abstenções.

A reunião, que contou com a presença de conselheiros e outras autoridades, foi presidida pelo superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, e pelo secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino.

O projeto do Hub de Hidrogênio Verde utilizará uma área de Zona de Processamento e Exportação (ZPE) destinada para as usinas do hidrogênio verde. As empresas interessadas terão a oportunidade de iniciar o processo na etapa de licença de instalação, uma vez que todas as análises para a área já foram feitas e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foi aprovado com mais de 25 planos e programas para mitigação dos impactos ambientais. O objetivo é potencializar os impactos positivos dessa nova fonte de energia.

Carlos Alberto Mendes destacou que o Ceará está fazendo história de forma planejada e organizada. Ele ressaltou que a próxima etapa será a disponibilização da licença prévia para que as empresas interessadas possam protocolar seus processos na fase de instalação.

Durante a reunião, também foram apresentados e debatidos projetos para a criação da Câmara Técnica Permanente de Educação Ambiental do Coema – CTPEA, Complexo Eólico Ventos de Acaraú e Complexo Fotovoltaico Arapuá. No entanto, devido aos pedidos de vistas, segundo o regimento interno, os projetos serão analisados na próxima reunião do conselho.

O vídeo da reunião, que foi realizada de forma híbrida, está disponível no canal do YouTube da Semace.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo