Trocas de ministros ampliam base de apoio ao governo e fortalecem a democracia, afirma ministro Alexandre Padilha

Em uma cerimônia do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, comentou as trocas de ministros anunciadas na noite anterior pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essas mudanças podem ampliar a base de apoio ao governo no Congresso Nacional. Padilha afirmou que as incorporações dos partidos políticos Republicanos e Progressistas (PP) na equipe ministerial reforçarão o time do governo.

Segundo o ministro, os líderes das duas bancadas federais já vinham ajudando o governo no primeiro semestre, contribuindo para a aprovação de diversas medidas importantes. Entre elas estão a reforma tributária, o marco fiscal e a recriação de todos os programas sociais. Além disso, esses líderes também se opuseram aos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Padilha ressaltou a importância dessas trocas de ministros acontecerem em um dia histórico, como o 7 de Setembro, pois demonstra a união do país e a afirmação da democracia.

Durante a mesma cerimônia, Padilha agradeceu a ministra do Esporte, Ana Moser, que será substituída pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA) após o retorno do presidente Lula da reunião do G20 na Índia. O ministro agradeceu pelos trabalhos que Moser vinha fazendo à frente do ministério e acredita que ela continuará colaborando com o esporte brasileiro e com as políticas públicas federais da área. Padilha afirmou que o presidente Lula cumprirá todos os compromissos firmados durante a campanha eleitoral de 2022 e no início do governo, mesmo com a mudança de jogadores, a estratégia, o plano tático e os objetivos do time se manterão os mesmos.

Padilha também comentou sobre a mudança no Ministério de Portos e Aeroportos, com a saída de Márcio França e a entrada de Sílvio Costa Filho. Ele destacou a importância do ministério no contexto do comércio exterior e na redução do custo da logística. Padilha ressaltou que o ministério tem um papel estratégico no país, pois vem batendo recordes de exportação. Ele também mencionou a criação do 38° ministério, cujo foco será o tema das micro, médias e pequenas empresas e o empreendedorismo.

As nomeações e cerimônias de transmissão de cargos dos novos ministros serão realizadas após o retorno do presidente Lula e sua comitiva da viagem à Índia. Essas mudanças ministeriais são parte dos esforços do governo para fortalecer sua base de apoio no Congresso Nacional e avançar com a agenda política e econômica do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo