Debate na Câmara dos Deputados discute políticas para quilombolas a partir do primeiro censo realizado no Brasil

11/09/2023 – 11:44  

Divulgação/Ministério de Minas e Energia

Debate na Câmara discute situação dos quilombolas no Brasil

Pela primeira vez, um censo realizado no Brasil trouxe dados sobre a população quilombola. A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promoverá nesta quarta-feira (13) um debate sobre a situação dessas comunidades no país. O evento contará com a participação de especialistas e lideranças quilombolas.

O debate abordará três questões principais. A primeira será o Censo 2022 do IBGE, que trouxe pela primeira vez dados específicos sobre as populações quilombolas no Brasil. Segundo o estudo, o país conta com 1,32 milhão de quilombolas residindo em 1.696 municípios.

Além disso, também serão discutidas propostas de políticas públicas e a defesa dos direitos das mulheres quilombolas. A participação feminina é fundamental na luta quilombola e é necessário fortalecer o enfrentamento à violência, desigualdade racial e de gênero, geração e etnia.

A terceira questão trata das políticas de combate ao racismo e o respeito e a efetividade dos direitos das comunidades quilombolas. O debate buscará refletir sobre a importância da produção de dados oficiais pelo Brasil e os desafios de pensar políticas públicas para a população quilombola, considerando sua diversidade territorial e os desafios ligados ao acesso à terra.

O objetivo do evento é promover uma discussão ampla sobre a situação dos quilombolas no Brasil e levantar propostas que possam contribuir para a melhoria das condições de vida dessas comunidades. O debate será realizado no plenário 9 da Câmara dos Deputados, às 14h30.

Da Redação – RL

Leia também: Artigo sobre a importância das comunidades quilombolas no Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo