Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará participa da Jornada Hemisférica da Agricultura Familiar em Brasília

No dia 11 de setembro de 2023, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou do primeiro dia da Jornada Hemisférica da Agricultura Familiar das Américas, em Brasília. O evento teve como objetivo promover o diálogo sobre os avanços nas políticas públicas para a agricultura familiar, com foco na ação climática, segurança alimentar e bem-estar rural.

Durante a jornada, Moisés Braz ressaltou a importância do fortalecimento da agricultura familiar e destacou que o encontro foi relevante para debater os investimentos e políticas públicas para o desenvolvimento desse setor no Brasil e nos países hemisféricos. Além disso, foram apresentados projetos de sucesso e discutidos os incentivos do Governo Federal para fortalecer os estados do Nordeste.

O evento contou também com a presença do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e de representantes dos estados do Consórcio Nordeste. A jornada reuniu especialistas do setor público, organizações do campo, cooperativas, acadêmicos e organizações internacionais dedicadas à agricultura familiar, vindos de várias regiões das Américas.

Marcos Jacinto elogiou a proposta do encontro, que foi organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Ele destacou a importância de fortalecer as políticas públicas e as ações que apoiam a agricultura familiar, além de aproximar os estados e estimular o debate político sobre esse tema.

Durante sua participação, o ministro Paulo Teixeira apresentou os programas desenvolvidos pelo Governo Federal para as políticas de campo, como o Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele ressaltou a importância da participação social e destacou que o debate sobre a agricultura familiar pode ser um aliado na luta contra problemas globais, como a fome e a transição ecológica na agricultura.

O evento continuará até terça-feira (12), no prédio do Itamaraty, em Brasília. A expectativa é que as discussões e trocas de experiências contribuam para fortalecer a agricultura familiar e garantir a soberania alimentar dos países envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo