Comissão da Câmara discute prioridades para ações de saúde aprovadas em resolução polêmica do CNS

No dia 14 de setembro de 2023, às 15h37, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados anunciou que irá discutir as prioridades para ações no setor de saúde, aprovadas pela Resolução 715/23 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O debate está marcado para acontecer na próxima quarta-feira, dia 20.

O deputado Zé Vitor, do Partido Liberal de Minas Gerais, foi o responsável por solicitar a audiência, com o intuito de obter explicações sobre o item 49 da resolução, que foi publicada no último dia 20 de julho. O item em questão trata da importância de garantir a intersetorialidade nas ações de saúde, visando combater as desigualdades estruturais e históricas. Além disso, o item propõe a ampliação de políticas sociais e de transferência de renda, assim como a legalização do aborto e da maconha no Brasil.

O deputado Zé Vitor ressalta a importância de entender e debater urgentemente o objetivo dessa resolução, considerando que se trata de um assunto extremamente delicado que requer ampla discussão.

A comissão convidou representantes do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde para participar da audiência e discutir o assunto em questão.

Recentemente, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi questionada sobre a resolução em questão. A ministra explicou que a homologação da Resolução 715/23 pelo ministério é uma medida de praxe exigida pela legislação e não representa o apoio a todas as orientações presentes na resolução aprovada pela 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho.

O debate na Comissão de Saúde será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e discutir a resolução de maneira mais aprofundada. A sociedade espera que o debate seja produtivo e contribua para a construção de políticas de saúde mais efetivas e que atendam às necessidades da população de forma igualitária.

Acompanhe as próximas notícias para atualizações sobre o assunto.

Da Redação – ND

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo