Recuperação de Bolsonaro segue dentro do esperado após procedimentos cirúrgicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua em processo de recuperação após os três procedimentos cirúrgicos realizados na terça-feira (12), de acordo com o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (14).

Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, localizado na zona sul de São Paulo, desde segunda-feira (11). Durante sua estadia, ele passou por um exame de raio-x contrastado para avaliar o funcionamento do trânsito intestinal.

O especialista responsável pela avaliação do exame, Luiz Tenório de Siqueira, concluiu que o trânsito intestinal está ocorrendo de forma normal, sem obstruções ou dificuldades. Isso permitiu uma retomada gradual da alimentação por parte do ex-presidente.

A avaliação otorrinolaringológica, que envolveu a análise do nariz e da garganta, também demonstrou uma ótima recuperação no pós-operatório. O sangramento nasal diminuiu consideravelmente, e foram realizadas lavagens nasais para melhorar o fluxo.

O boletim informa que Bolsonaro ainda sente desconforto na orofaringe, localizada atrás da boca, mas apresenta melhorias na alimentação. Seu sono também está progredindo bem.

A previsão é de que o ex-presidente receba alta na sexta-feira (15). Vale ressaltar que Bolsonaro passou por três procedimentos cirúrgicos na última terça-feira: uma septoplastia (correção do desvio de septo nasal), uma turbinectomia (remoção de parte das conchas nasais) e uma uvulopalatofaringoplastia (remoção das amígdalas e de fragmentos do palato mole).

Na segunda-feira (11), quando deu entrada no hospital, Bolsonaro estava com refluxo, soluço, dificuldade de digestão e barriga inchada, conforme relatado por seu advogado Fabio Wajngarten. Os médicos avaliaram a necessidade de intervenções cirúrgicas a partir desses sintomas.

Inicialmente, a equipe médica considerava realizar uma correção de hérnia de hiato e outra nas alças intestinais. No entanto, esses procedimentos não foram realizados.

Caso a alta seja confirmada para sexta-feira, essa será a sexta vez que Bolsonaro passará por cirurgias abdominais desde que foi esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018.

(Fonte: adaptado do trecho mencionado) Veja também: Tarcísio de Freitas visita Bolsonaro no hospital [Inserir hiperlink para a notícia] [Vídeo: Tarcísio de Freitas visita Bolsonaro no hospital | CNN PRIME TIME – inserir link para visualização]

Compartilhe:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo