Senador Jorge Seif anuncia audiência pública para esclarecer técnicas de captura do camarão na costa do Rio Grande do Sul.

O senador Jorge Seif, do partido PL-SC, fez um pronunciamento no Plenário na quarta-feira (13) para anunciar a realização de uma audiência pública no dia 20 de setembro. A audiência será realizada na Comissão de Reforma Agrária (CRA) e terá a participação de técnicos e especialistas para esclarecer as técnicas utilizadas na captura de camarão na costa do Rio Grande do Sul por meio da pesca de arrasto. O objetivo é esclarecer possíveis dúvidas dos parlamentares e da sociedade sobre essa atividade.

O senador solicitou a realização da audiência devido ao projeto de decreto legislativo (PDL) 206/2021, o qual ele é o relator na CRA. Este projeto visa sustar a Portaria 115/2021, que aprovou o Plano para a Retomada Sustentável da Atividade de Pesca de Arrasto na Costa do Rio Grande do Sul. A portaria foi assinada pelo próprio Jorge Seif quando era secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no governo Bolsonaro. Segundo o PDL, a retomada da pesca de arrasto na região caracteriza um retrocesso em questões ambientais e extrapola o poder regulamentar do Poder Executivo.

No entanto, Jorge Seif alega que a suspensão da pesca de camarão foi resultado de “desinformação e informações incompletas”. Segundo ele, a pesca de camarão no Brasil evoluiu muito e, quando ocupava o cargo de secretário de Pesca, aprovou, junto à Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) – órgão da ONU – um método mais ecológico e preservacionista de captura de camarão.

Durante seu pronunciamento, o senador fez uma comparação entre a evolução da pesca de camarão e a indústria automobilística. Ele destacou que no passado os carros eram altamente poluentes, não possuíam cintos de segurança, catalisadores ou airbags. Porém, ao longo do tempo, houve avanços tecnológicos e regulamentações que tornaram os carros mais seguros e menos prejudiciais ao meio ambiente. O senador argumenta que o mesmo ocorreu com a pesca de camarão, que hoje conta com métodos mais sustentáveis.

Além disso, Jorge Seif convidou os demais parlamentares para a audiência pública na CRA, a fim de que todos possam entender melhor como é realizada atualmente a captura de camarão e refletir sobre a necessidade ou não de suspender essa atividade no Brasil.

Meramente reprodução autorizada pela Agência Senado mediante a citação da fonte.

Palavras: 351.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo