A indústria cearense registra crescimento de 1,2% em julho, segundo pesquisa do IBGE.

No último mês de julho, a indústria cearense alcançou um crescimento de 1,2% em relação a junho, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse resultado representa um destaque significativo, já que o Ceará foi o único estado, entre 15 analisados, a apresentar aumento na produção industrial. Enquanto isso, a média nacional registrou uma queda de 0,6%.

A notícia foi comemorada pelo governador Elmano de Freitas, que se encontrava na China em uma viagem oficial para atrair mais investimentos para o estado. Elmano ressaltou a importância desse crescimento para a economia local, afirmando que o trabalho em prol do desenvolvimento econômico e da geração de empregos está sendo constante.

Segundo o IBGE, os setores que mais contribuíram para esse desempenho foram os de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, metalurgia e produtos de metal. Esses segmentos demonstraram uma maior atividade produtiva, impulsionando o crescimento da indústria cearense como um todo.

Joaquim Rolim, secretário-executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), destacou que os dados da PIM Regional são um incentivo para que o estado continue atraindo mais investimentos e desenvolvendo o setor industrial de forma competitiva. Ele ressaltou a importância de trabalhar em prol do desenvolvimento do Ceará e da melhoria da sua competitividade.

A Pesquisa Industrial Mensal Regional faz parte do levantamento realizado pelo IBGE desde os anos 1970, oferecendo indicadores de curto prazo sobre o comportamento da indústria extrativa e de transformação. Mensalmente, são divulgados índices de produção industrial para os estados que possuem participação mínima de 0,5% no valor total da transformação industrial nacional, o que inclui o Ceará.

Esse crescimento na produção industrial cearense é um sinal positivo para o desenvolvimento econômico do estado e demonstra a capacidade do setor industrial local em se destacar mesmo diante de um cenário de queda nacional. A expectativa é que esse crescimento se mantenha e contribua para o aumento da geração de empregos e o fortalecimento da economia do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo