Fortaleza promove mutirão de limpeza na orla da Beira-Mar no Dia Mundial de Limpeza de Praias

No último sábado, dia 16 de setembro, Fortaleza realizou diversas ações em prol da limpeza de praias, rios e lagoas, em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza. Essas atividades foram promovidas pelo Programa Mais Fortaleza, da Prefeitura da cidade.

Tudo começou às 8h, com um mutirão de limpeza realizado na orla da Beira-Mar. Voluntários, educadores ambientais do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) e membros do grupo de estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Little Less, participaram de uma gincana para coletar o maior número possível de resíduos sólidos, percorrendo um trecho de 2 km da orla. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e também contou com abordagens educativas, distribuição de material de apoio, troca de mudas por recicláveis e sensibilização para o uso adequado dos equipamentos de coleta.

Uma parte importante da atividade foi a presença do projeto Re-ciclo, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova). Todos os recicláveis coletados durante o mutirão foram destinados para associações de catadores, valorizando o trabalho dessas pessoas e promovendo o reaproveitamento de materiais.

Além disso, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) também se fez presente na Praia do Futuro, a partir das 8h, com um Ecoponto itinerante. Essa estrutura, que se assemelha aos Ecopontos fixos instalados em vários bairros da cidade, possui uma balança para pesar materiais recicláveis e permite o cadastramento da população nos programas de bonificação Recicla Fortaleza e E-Carroceiro. Com o Recicla Fortaleza, quem descarta material reciclável recebe desconto na conta de energia, e o E-Carroceiro é voltado para os carroceiros que descartam resíduos nos Ecopontos, recebendo créditos para usar no comércio local ou o valor em dinheiro em troca do material coletado.

As ações não se limitaram apenas à orla da Beira-Mar e à Praia do Futuro. A Lagoa do Mondubim também foi beneficiada com ações de limpeza, plantio e piquenique, envolvendo educadores ambientais do Cuca Ambiental a partir das 9h.

Essas iniciativas fazem parte do Programa Mais Fortaleza, lançado em agosto de 2023, que tem como objetivo investir na gestão de resíduos sólidos, instalando novos equipamentos e promovendo projetos que incentivem o correto descarte de lixo, a educação ambiental e a coleta seletiva de materiais recicláveis.

Com isso, a cidade de Fortaleza busca conscientizar sua população sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente, promovendo ações que estimulam a participação da comunidade e mostrando que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo