Polícia Civil do Ceará prende condenado por homicídio cruel ocorrido há 28 anos em Acaraú

No dia 15 de setembro de 2023, uma ofensiva da Polícia Civil do Ceará resultou em uma importante prisão no município de Acaraú. A ação policial resultou no cumprimento de um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem de 53 anos, condenado pelo crime de homicídio doloso. O indivíduo havia cumprido cerca de 11 anos e 10 meses da pena, mas estava foragido da Justiça.

O crime ocorreu no dia 6 de julho de 1995 e teve como vítima uma adolescente de apenas 13 anos de idade. De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia Regional de Acaraú, a motivação para o crime foi o fato de a adolescente ter se recusado a manter relações sexuais com o condenado e outros três adolescentes suspeitos. Enfurecidos, o grupo agrediu a vítima até a morte e jogaram o corpo no açude Bailarina, em Acaraú, com a intenção de simular um afogamento.

Após exumação e exame pericial, foi constatado que a vítima morreu em decorrência de um traumatismo craniano causado por instrumento contundente, e não por afogamento, revelando a crueldade com a qual o crime foi cometido. Essa foi a justificativa para a condenação de Francisco Policarpo do Santos a 19 anos e quatro meses de reclusão. No entanto, o preso conseguiu fugir e permaneceu foragido durante certo tempo.

Com o mandado de prisão em mãos, os policiais civis realizaram uma operação que culminou na captura do fugitivo no bairro Bailarina, na tarde de quinta-feira, dia 14. O preso foi levado à Delegacia Regional de Acaraú para os procedimentos necessários e posteriormente encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Ceará ressalta a importância da colaboração da população para o esclarecimento de crimes e a captura de criminosos. Através do Disque-Denúncia, número 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, ou do número de WhatsApp (85) 3101-0181, é possível fornecer informações que auxiliem as investigações, sejam elas em formato de mensagem, áudio, vídeo ou fotografia. Também é possível fazer denúncias diretamente para a Delegacia Regional de Acaraú, através do telefone (88) 3661-1017, com garantia de sigilo e anonimato.

Essa prisão representa mais um passo importante no combate à impunidade e na garantia da justiça para as vítimas e seus familiares. A Polícia Civil do Ceará reafirma seu compromisso com a segurança da população e continuará realizando ações para coibir a prática de crimes e prender aqueles que infringem a lei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo