Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza realiza atualização da caderneta de vacinação em comemoração aos 50 anos do PNI.

Nesta segunda-feira (18/09), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) se unirão para realizar a atualização da caderneta de vacinação dos estudantes de seis escolas da Rede Municipal de Ensino, em comemoração aos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O evento contará com a presença do Zé Gotinha, símbolo da imunização no Brasil, e terá como público-alvo os alunos com idade entre quatro e menores de 15 anos. A ação acontecerá nas próprias escolas, onde os profissionais de saúde irão identificar as vacinas pendentes e atualizar o esquema vacinal das crianças que possuírem autorização prévia dos pais.

Todas as vacinas do PNI para a faixa etária serão disponibilizadas durante a iniciativa. A coordenadora de imunização de Fortaleza, Vanessa Soldatelli, destaca a importância do programa e ressalta que milhões de vidas foram salvas e protegidas graças às vacinas disponibilizadas. A comemoração dos 50 anos do PNI é uma oportunidade de celebrar os avanços alcançados e refletir sobre os desafios futuros e a importância contínua da imunização para a saúde pública do Brasil.

As escolas participantes da ação são a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor José Rebouças Macambira, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sagrado Coração, as Escolas de Tempo Integral José Carlos de Oliveira Neto, José Batista de Oliveira, José Ayrton Teixeira e o Centro de Educação Infantil Terezinha Parente.

Além dessa ação, o Município de Fortaleza realiza diversas outras voltadas para a imunização da população, como a coordenação e execução das ações de vacinação integrantes do PNI, campanhas de imunização, vacinações de bloqueio em casos de surtos de doenças, gerenciamento do estoque municipal de vacinas e capacitação de profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Em 2023, estão previstos diversos outros eventos e ações relacionados à vacinação. A equipe de imunização municipal realizará treinamentos dos profissionais e encontros técnicos, além de assinar o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal com o Ministério Público do Ceará.

No mesmo ano, iniciou-se a vacinação bivalente contra a covid-19 e a variante ômicron, antecipou-se a aplicação do imunizante contra influenza em crianças de 6 meses a 5 anos e realizou-se vacinação contra Monkeypox na Rede Nacional de pessoas que vivem com HIV/Aids. Também foi ampliada a vacinação antirrábica humana em todas as unidades de saúde de Fortaleza.

O PNI, criado em 1973, é uma estratégia do Ministério da Saúde para garantir a vacinação de toda a população. Ele é responsável por definir as vacinas disponíveis, os grupos prioritários e a logística de distribuição com base em critérios epidemiológicos e científicos. Em Fortaleza, as atividades de imunização são coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde, contribuindo para a proteção e promoção da saúde da população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo