TSE recebe número recorde de inscrições para avaliação da segurança do sistema eletrônico de votação para eleições municipais de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem recebido um número recorde de inscrições de interessados em participar do processo de avaliação da segurança do sistema eletrônico de votação que será utilizado nas eleições municipais de 2024. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação da Corte, Júlio Valente, foram pré-aprovados 85 candidatos para participar do Teste Público de Segurança da Urna, sendo 56 em 15 grupos e 29 investigadores individuais.

Segundo Valente, esse número de pré-inscritos é consideravelmente maior do que nas edições anteriores do teste. A relação dos pré-aprovados está disponível no site do TSE. Dos 85 selecionados, 67 são homens e 18 são mulheres. No teste realizado em 2021, apenas 39 pessoas foram aprovadas.

O Teste Público de Segurança permite que especialistas em tecnologia identifiquem possíveis falhas ou vulnerabilidades no sistema eletrônico de votação. Além dos investigadores selecionados pelo TSE, a resolução que trata da realização periódica do teste estabelece que membros da comunidade acadêmica, especialistas em segurança da informação, representantes do Ministério Público Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Polícia Federal, do Congresso Nacional, da Sociedade Brasileira de Computação e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia também podem participar.

O secretário de Tecnologia da Informação enfatiza que o código-fonte das urnas eletrônicas não é secreto e está disponível para qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos. Além disso, representantes de partidos políticos e coligações têm acompanhado os testes sem apontar problemas no sistema eletrônico de votação.

Na próxima edição do teste, que acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro na sede do TSE em Brasília, serão testados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas, de 2020 e 2022, assim como a versão do software desenvolvida para 2024. Caso alguma vulnerabilidade seja identificada, a Justiça Eleitoral buscará corrigir o problema até maio de 2024, quando os investigadores participarão de uma nova rodada de testes.

Os pré-inscritos devem apresentar seus planos de teste entre 9 de outubro e 3 de novembro. Para o juiz auxiliar da presidência do TSE, Cesar Mecchi Morales, os testes públicos de segurança são fundamentais para garantir que a sociedade civil participe ativamente do aperfeiçoamento do sistema de votação eletrônica. De acordo com Morales, o sistema eletrônico brasileiro é “excepcional, seguro e rápido”, superando as fragilidades do sistema de votação manual com cédulas de papel.

Em suma, o TSE está recebendo um número recorde de inscrições para o Teste Público de Segurança da Urna, que tem o objetivo de avaliar e aprimorar o sistema eletrônico de votação utilizado nas eleições municipais de 2024. Diversos especialistas e representantes de instituições públicas e da sociedade civil participarão do processo, garantindo a transparência e segurança do sistema eletrônico de votação no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo