Cursos profissionalizantes no Zona Viva do Jangurussu transformam vidas e fortalecem comunidade

No dia 16 de setembro de 2023, Cleilton Araújo e Rosângela Alcides, moradores do Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, contam com empolgação sobre o que têm aprendido nas aulas do curso de Mercado Administrativo, que acontece no Zona Viva. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Estado do Ceará, o Zona Viva é um espaço cultural e tecnológico que está trazendo novas perspectivas para a comunidade local.

O curso de Mercado Administrativo, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), tem a duração de quatro meses e oferece a oportunidade de capacitação para os moradores do Residencial José Euclides. Dona Rosângela, de 60 anos, relata que decidiu fazer o curso para voltar ao mercado de trabalho como cuidadora de idosos e incentivar os jovens do residencial a buscar oportunidades de capacitação. Cleilton Araújo, desempregado no momento, vê a capacitação como uma porta de entrada para uma faculdade de Recursos Humanos, sua meta profissional.

Após a conclusão do curso, o Senac encaminha os currículos dos alunos mais destacados para empresas do ramo administrativo, proporcionando uma chance de inserção no mercado de trabalho. As aulas iniciaram em agosto e vão até dezembro, com o objetivo de fornecer conhecimentos teóricos e práticos para os participantes, além de desenvolver habilidades relevantes para o setor administrativo.

Airton Gleisson, coordenador do Zona Viva, destaca que todas as ações e cursos oferecidos no espaço são discutidos previamente com a comunidade local. O Zona Viva vem se tornando uma referência no Residencial José Euclides, promovendo oportunidades e potencialidades para toda a comunidade do entorno.

Além do curso de Mercado Administrativo, o Zona Viva oferece outros cursos em parceria com o Senac, como Informática Básica e Assistente Financeiro. No programa Criando Oportunidades, a Secretaria da Proteção Social está realizando o curso de Designer de Sobrancelhas, que proporciona aos alunos um kit de instrumental de trabalho ao final das aulas.

Para as crianças, o Zona Viva possui uma sala de Inclusão Digital, onde elas têm a oportunidade de aprender sobre tecnologia e se divertir utilizando computadores. Yarlen Miranda, de 11 anos, está ansioso para o curso de Robótica Kids, que deve começar em breve. Ele deseja trabalhar na área de robótica no futuro e já demonstra entusiasmo com a possibilidade de aprender coisas novas.

A Secretaria da Proteção Social ressalta que o Zona Viva foi pensado em conjunto com a comunidade, que tem participação ativa nas ações e cursos oferecidos. Para expandir o espaço, foi autorizada a instalação de uma nova unidade no residencial Cidade Jardim 1, localizado no bairro José Walter, demonstrando o sucesso e a relevância do projeto.

Além dos cursos, estão previstas oficinas sobre Competências para o Mercado de Trabalho e Instagram para Divulgação e Vendas, que acontecerão a partir do dia 16 de outubro. Os interessados podem obter mais informações através do telefone (85) 98994-2513.

O Zona Viva está localizado no Residencial José Euclides, na Rua A, quadra 10 B, bloco 7, no bairro Jangurussu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo