Sesa celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações e destaca conquistas para a saúde pública do Ceará

Nesta segunda-feira, dia 18 de setembro de 2023, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou um evento para celebrar as conquistas da imunização para a saúde pública do estado. O evento marca os 50 anos de existência do Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, e representa um marco importante na história da saúde pública no Brasil.

Desde sua criação em 1973, o PNI tem desempenhado um papel fundamental na redução da mortalidade e na promoção da saúde em todo o país. Através desse programa, o Brasil tem trabalhado para eliminar e erradicar doenças preveníveis por vacinação, oferecendo vacinas gratuitamente para toda a população. Um exemplo do sucesso dessa iniciativa é a erradicação da poliomielite, que foi confirmada no país há 34 anos, graças às ações de vacinação em larga escala.

De acordo com o epidemiologista e secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Neto, a imunização sempre esteve no centro das iniciativas de saúde revolucionárias do estado, principalmente no combate à Covid-19. O governo estadual e os municípios fizeram um esforço extraordinário para receber e distribuir as vacinas rapidamente, contando com aeronaves, veículos de grande porte e equipamentos de refrigeração adequados.

Lima Neto ressalta que o sucesso do PNI se deve aos profissionais de saúde que atuam dentro do programa. Segundo ele, a união das ações de imunização com as iniciativas dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) foi fundamental. Os agentes comunitários passaram a representar a Atenção Primária à Saúde nas áreas mais distantes do estado, facilitando o acesso às vacinas e contribuindo para a queda da mortalidade infantil e o aumento da cobertura vacinal.

No Ceará, a vacinação funciona em rede, com o Ministério da Saúde fornecendo os imunizantes para os estados, que por sua vez os distribuem para os municípios. Janiely Moraes, enfermeira e coordenadora da imunização do município de Graça, destaca a importância do SUS e do PNI para a promoção da saúde e a prevenção de doenças em todo o país.

Além disso, o programa também tem desafios específicos na vacinação dos povos indígenas. Neto Pitaguary, técnico em enfermagem da saúde indígena, destaca a importância das vacinas na salvaguarda da vida e na diminuição dos números de mortes por Covid-19. Ele ressalta a necessidade de combater as desinformações sobre a eficácia das vacinas e destaca a diversidade do Brasil e a importância de garantir a imunização para todos os povos.

Para marcar os 50 anos do PNI, a Sesa realizou um evento na Escola de Saúde Pública do Estado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Durante o evento, a Secretaria anunciou a Campanha de Multivacinação, que tem como foco a imunização de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. Participaram do evento a secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Lima Neto, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, e a procuradora de Justiça e Defesa da Saúde Pública do MP/CE, Isabel Porto.

A imunização é uma das principais estratégias para promover a saúde pública e combater doenças. O PNI tem se mostrado crucial nesse sentido, garantindo o acesso gratuito às vacinas e contribuindo para a melhoria da saúde da população cearense.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo