Evento discute avanços e desafios do Bolsa Família e Cadúnico no estado do Ceará.

No dia 19 de setembro de 2023, foi realizado um seminário no estado do Ceará para discutir os avanços e desafios do Programa Bolsa Família e Cadastro Único. O evento reuniu assistentes sociais, educadores, profissionais da saúde e gestores públicos de todas as regiões do estado, e aconteceu no auditório do Hotel Oásis, em Fortaleza. A abertura contou com a presença do governador Elmano de Freitas e outras autoridades.

Durante o evento, o governador destacou a importância da união entre o Governo Federal, estados e municípios para fortalecer as políticas públicas e o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ele ressaltou que o Suas foi fragilizado nos últimos anos, mas está sendo reorganizado com ações como o novo Bolsa Família, lançado pelo presidente Lula. Elmano de Freitas afirmou que as políticas públicas são essenciais para muitas pessoas e que o investimento nessas ações deve visar a transformação geracional.

As áreas de Assistência Social, Saúde e Educação são as chamadas condicionalidades do Programa Bolsa Família. Para continuar recebendo o benefício, as famílias devem cumprir algumas obrigações nessas áreas, como realizar pré-natal, cumprir o calendário de vacinação, acompanhar o estado nutricional das crianças e garantir a frequência escolar mínima.

Além de falar sobre o Bolsa Família, que beneficia mais de 1,4 milhão de famílias em situação de vulnerabilidade no Ceará, o governador destacou outras políticas públicas desenvolvidas no estado, como o Ceará Sem Fome, que entrega cartões para mais de 200 mil pessoas em extrema vulnerabilidade social, e o Cartão Mais Infância, que beneficia 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade. O Governo também lançou o Vale-Gás Social, que beneficia mais de 210 mil famílias, e o programa Mais Nutrição, que fornece recargas gratuitas de botijões de gás.

Durante o evento, os participantes também puderam assistir a palestras de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. As palestras abordaram a otimização da gestão e operacionalização dos programas federais.

O seminário foi uma oportunidade para discutir os avanços e desafios do Programa Bolsa Família e Cadastro Único no estado do Ceará. A união entre os diferentes setores e a reorganização das políticas públicas são fundamentais para garantir a efetividade desses programas e melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo