ESP-CE capacita profissionais em curso de vigilância de Covid-19 e outros vírus respiratórios na sede da autarquia em Fortaleza

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), encerrou as atividades da primeira turma do “Curso de Vigilância de Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios” com a participação de 30 profissionais da Vigilância em Saúde do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri. O curso foi realizado presencialmente na sede da ESP/CE, em Fortaleza, entre os dias 22 e 26 de abril.

Com o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais na vigilância, imunização e práticas laboratoriais relacionadas às doenças respiratórias, a capacitação foi coordenada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.

O enfermeiro Allan Ferreira, da Vigilância Epidemiológica de Fortim, destacou a dinâmica do curso e a oportunidade de compartilhar experiências com os colegas. Ele ressaltou a importância de poder contribuir como multiplicador do conhecimento em sua cidade.

A próxima turma do curso será disponibilizada para os profissionais da Região Norte, na cidade de Sobral, entre os dias 6 e 10 de maio. A iniciativa busca fortalecer a vigilância em saúde e promover a prevenção e controle de doenças, atuando de forma integrada nos diferentes níveis de atenção à saúde. A Vigilância em Saúde abrange ações em Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica, direcionadas ao controle de doenças e assistência a grupos prioritários.

Com o sucesso da primeira turma do curso de vigilância de Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios, a ESP/CE reafirma seu compromisso com a formação e capacitação dos profissionais da saúde, contribuindo para um serviço mais eficiente e qualificado no enfrentamento de desafios como a pandemia de Covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo