Seminário promovido pelo Primeiro Passo destaca a importância da inserção do jovem no mercado de trabalho

Na tarde de terça-feira, dia 30 de abril de 2024, a Secretaria da Proteção Social (SPS) realizou o seminário “Aprendizagem Profissional e sua Importância na Inserção do Jovem ao Mundo do Trabalho” como parte das comemorações do Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado em 24 de abril. O evento, que aconteceu no auditório da Unipace, em Fortaleza, foi marcado pela entrega simbólica de certificados aos participantes das linhas Jovem Aprendiz de 2023 e 2024.

Com a participação de 500 jovens do projeto Primeiro Passo, incluindo estagiários, bolsistas e aprendizes, o seminário contou com a presença da secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e representantes de empresas parceiras, como Extrafarma, Pague Menos, Vapt Vupt, entre outras. Essas empresas têm sido fundamentais para o sucesso do programa, proporcionando oportunidades de emprego e capacitação para os jovens em situação de vulnerabilidade.

O programa Primeiro Passo, idealizado pelo Governo do Ceará e coordenado pela SPS, tem como objetivo principal inserir os jovens no mercado de trabalho, promovendo inclusão social e profissional. Dividido em três linhas de ação (Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista e Jovem Estagiário), o programa já beneficiou cerca de 42.500 jovens desde sua criação, em 2007.

Durante o seminário, foram realizadas palestras sobre a importância da qualificação profissional, apresentadas pelo secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, e dicas para os jovens entrarem no mercado de trabalho, ministradas pelo gerente do projeto Transformando Vidas, Ricardo Mariz. Além disso, jovens que já participaram do projeto compartilharam suas experiências e sucessos após a formação.

A coordenadora da Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, destacou a importância do Primeiro Passo não só para os jovens, mas também para suas famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a geração de oportunidades. O programa se consolida como uma importante ferramenta de combate à exclusão social e ao desemprego entre os jovens cearenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo