Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprova projeto que institui Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio

Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprova projeto de instituição da Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio

No dia 22 de setembro de 2023, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3342/23, que visa implementar a Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio da rede pública. A iniciativa será financiada pelos Ministérios da Educação e da Cultura.

A relatora do projeto, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), recomendou a aprovação da proposta, após realizar ajustes para delimitar o escopo da medida. Segundo a parlamentar, “as escolas públicas são as que mais necessitam de reforço nas ações culturais”.

O projeto aprovado estabelece alguns objetivos para a Política Nacional do Audiovisual, incluindo o fornecimento de recursos tecnológicos às escolas do interior para o desenvolvimento de produções audiovisuais, a promoção da apreciação artística dos estudantes pelas manifestações culturais, principalmente as relacionadas às culturas populares, e a preservação dos patrimônios naturais, materiais e imateriais. Além disso, a proposta busca estimular a formação de professores para atuar na preservação das manifestações culturais por meio da produção audiovisual, incentivar os processos criativos de professores e estudantes, e ampliar o acesso das comunidades rurais, quilombolas, indígenas e ribeirinhas a produções audiovisuais por meio da escola.

Entre os princípios da Política Nacional do Audiovisual, destacam-se o fortalecimento da diversidade étnica e cultural, a democratização do acesso à cultura, aos equipamentos culturais e à produção cultural, o estímulo à criatividade e criticidade dos estudantes, e a promoção do protagonismo juvenil por meio da arte. A descentralização dos centros de produção audiovisual, o fomento ao diálogo e ao respeito à diversidade de gênero, étnica, racial e de classe, e a complementaridade nos programas e ações da União e dos Estados também são princípios contemplados pelo projeto.

Além disso, a nova política deverá promover eventos educacionais, garantir o acesso às obras produzidas, intensificar o diálogo das escolas com a comunidade e construir museus de audiovisual.

O autor do projeto, deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), enfatizou a importância de uma política nacional que incentive e apoie tecnicamente e financeiramente as escolas como instituições de produção e engajamento cultural. Segundo ele, “a produção audiovisual pode e deve ser realizada nas escolas”.

O projeto segue em tramitação e ainda será analisado pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo