Exposição “Terra de Gigantes” mergulha em perspectivas negras e indígenas no Brasil no Museu de Arte Contemporânea de Ceará.

No próximo sábado, 23 de setembro, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), receberá a exposição imersiva e interativa “Terra de Gigantes”, com curadoria de Daniel Lima. A mostra tem como objetivo explorar diferentes perspectivas negras e indígenas no Brasil, por meio de performances, textos, músicas, entrevistas e animações.

A exposição, que estará aberta ao público a partir das 13h, é composta por 11 cenas audiovisuais que proporcionam uma imersão nas poéticas afroameríndias. Os visitantes serão conduzidos por sons, luzes e imagens, mergulhando nas forças poéticas e mitológicas dessas culturas. Segundo o curador Daniel Lima, a exposição é um convite à exploração do desconhecido, utilizando recursos tecnológicos como vídeo-instalação, mapping, interatividade de sensores e projeções holográficas.

“Terra de Gigantes” também conta com a participação de renomados artistas negros e indígenas, como Daiara Tukano, Davi Kopenawa Yanomami, Denilson Baniwa, Jonathan Neguebites, Jota Mombaça, Juçara Marçal e Katú Mirim, entre outros. Cada um dos artistas contribui com sua visão única sobre as questões raciais e indígenas, promovendo um diálogo necessário e urgente sobre essas temáticas.

Após a abertura oficial da exposição no sábado, as visitações poderão ser realizadas de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Além disso, no domingo, 24 de setembro, o curador Daniel Lima irá realizar uma visita guiada pela mostra, a partir das 14h, como parte do Ciclo de Conversas da 17ª Primavera dos Museus.

Daniel Lima, nascido em Natal e atualmente residente em São Paulo, é bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desde 2001, ele desenvolve trabalhos relacionados à mídia, questões raciais e processos educacionais, e é membro fundador de diversos coletivos artísticos.

A exposição “Terra de Gigantes” é uma oportunidade para o público mergulhar nas múltiplas perspectivas negras e indígenas no Brasil, por meio de uma experiência imersiva e interativa. Com a participação de renomados artistas e a curadoria cuidadosa de Daniel Lima, a mostra se torna um espaço de reflexão e diálogo sobre as histórias, culturas e identidades desses povos. A entrada é gratuita, e todos estão convidados a participar e se emocionar com as poéticas apresentadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo