Parceria entre Instituto Centec e Associação Quilombolas leva qualificação profissional a comunidades de Tamboril e Horizonte

O Instituto Centec, que tem como objetivo levar formação profissional a todas as regiões do Ceará, está investindo em novos cursos e parcerias para alcançar essa meta. Uma dessas parcerias foi firmada com a Associação dos Quilombolas de Tamboril e Horizonte, com o objetivo de oferecer capacitação profissional para as comunidades quilombolas desses municípios.

A iniciativa busca possibilitar o acesso à formação profissional de qualidade dentro dessas comunidades, que muitas vezes não têm como se deslocar até uma unidade de Centro Vocacional Tecnológico (CVT), além de atender a demanda por inserção no mercado de trabalho de acordo com as vocações locais.

“A educação é de fundamental importância para qualquer comunidade, e o Centec está levando qualificação profissional para as comunidades quilombolas, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade. É uma população negra marginalizada, com uma grande disparidade de empregabilidade no cenário atual. Os cursos são desenvolvidos com a participação de toda a comunidade, garantindo que elas aprendam uma profissão e tenham oportunidade de inserção no mercado de trabalho ou até mesmo possam empreender, fortalecendo a renda local e familiar”, destaca Acrísio Sena, presidente-diretor do Instituto Centec.

Atualmente, o Instituto Centec está presente nas comunidades quilombolas de Encantados do Bom Jardim, em Tamboril, e Alto Alegre, em Horizonte. Em Tamboril, está sendo realizado o curso profissionalizante de Manutenção Mecânica em Motocicletas, e em breve a comunidade iniciará o curso de manutenção de celular. Já em Horizonte, a comunidade está recebendo qualificação em Costura.

“A parceria com o Centec e o CVT de Santa Quitéria veio nos ajudar e fortalecer a formação profissional de nossa comunidade, uma vez que a profissionalização nos ajuda a conquistar melhor remuneração, fortalece as comunidades quilombolas de nosso município e dá visibilidade à nossa existência. Esperamos que venham mais cursos e que possamos estender essa parceria para outras comunidades quilombolas”, relata Renato Baiano, presidente da Associação Quilombola de Tamboril.

Essa presença do Instituto Centec em comunidades quilombolas é uma grande conquista, pois leva a formação profissional para locais onde o acesso à educação profissional de qualidade é quase inacessível. A ideia é formar parcerias com mais comunidades quilombolas do estado, bem como com os povos originários indígenas, para que essas comunidades recebam qualificação profissional adequada às suas demandas, fortalecendo ainda mais o papel do Centec como agente de transformação educacional positiva no cenário estadual.

Além disso, está em andamento a articulação com a prefeitura de Tamboril para a instalação de um Centro Vocacional Tecnológico no município, visando a realização de outros cursos e a ampliação da parceria com a Associação Quilombola e a própria prefeitura.

O Instituto Centec segue trabalhando para levar formação profissional a todas as regiões do Ceará, buscando parcerias e investindo em novos cursos, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades quilombolas e garantir o acesso à educação profissional de qualidade para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo