Procuradoria-Geral do Estado do Ceará promove palestra de valorização à vida em apoio ao Setembro Amarelo

No último dia 21 de setembro, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) realizou a palestra ‘Valorização da Vida’ em apoio ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento contou com a participação da psicóloga Thaís Sousa Silva Belo da Fonseca, que trouxe reflexões sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

Durante a palestra, Thaís fez uma pergunta provocativa: “Quando foi a última vez que paramos para questionar nossa saúde mental e a daqueles que caminham ao nosso lado no mundo do trabalho?”. Ela ressaltou que, muitas vezes, a busca incessante por produtividade e a automação das tarefas acabam obscurecendo a importância do equilíbrio emocional. A palestrante enfatizou que o sucesso está diretamente relacionado ao bem-estar psicológico.

A psicóloga alertou para os sinais físicos de ansiedade e problemas emocionais não resolvidos, destacando que o corpo pode revelar a necessidade de desacelerar. Ela convidou os servidores e colaboradores da PGE-CE a refletirem sobre seus sentimentos e fortalecerem os laços com a vida. Thaís é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e co-fundadora do Laboratório de Análise do Comportamento-Ceará (LACCE-UFC).

O procurador-geral, Rafael Machado Moraes, ressaltou a importância de promover mais momentos como esse para os funcionários da PGE-CE. Já a secretária-geral da instituição, Giacomina Borrini, compartilhou os objetivos do Programa Qualidade Vida no Trabalho e apresentou o Comitê responsável por sua execução.

A discussão sobre o Setembro Amarelo é fundamental para quebrar tabus e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental. A PGE-CE destaca que a vida é valiosa e que buscar ajuda é fundamental para quem está passando por momentos difíceis e de crise.

A campanha de prevenção ao suicídio acontece anualmente e, em 2023, tem como lema “Se precisar, peça ajuda!”. A PGE-CE reforça a importância de abordar o assunto sem estigmatização, dando espaço para que as pessoas busquem ajuda quando necessário. Além disso, a instituição conta com uma psicóloga que oferece escuta terapêutica aos servidores.

Para aprimorar a gestão e o desenvolvimento de pessoas, a PGE-CE implementou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, que integra o planejamento estratégico da instituição. O Comitê responsável pelo programa é composto por Syene Belo da Fonseca, Edna Moura, Aparecida Braz, Íris Oliveira e Vânia Simões.

Em um mês dedicado à valorização da vida e conscientização sobre saúde mental, a PGE-CE se engaja em promover ações e debates que contribuam para o bem-estar dos seus colaboradores e para a prevenção dos casos de suicídio. A iniciativa reforça a importância de cuidar da saúde mental e de pedir ajuda sempre que necessário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo