Senadora Mara Gabrilli participa de encontro na ONU e discute parceria entre OMS e SUS para saúde de pessoas com deficiência.

A senadora Mara Gabrilli, do partido PSD de São Paulo, está em uma importante missão oficial na cidade de Genebra, na Suíça. Sua representação é em nome do Senado e do Congresso brasileiro, e tem como objetivo participar da 54ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), além de realizar reuniões com representantes da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Durante sua visita a Genebra, a senadora teve a oportunidade de se encontrar com Alarcos Cieza, diretora da OMS responsável pela área de saúde e reabilitação de pessoas com deficiência. Juntas, elas discutiram a possibilidade de estabelecer novas parcerias entre a organização internacional e o SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil.

Mara Gabrilli ressaltou que a OMS publicou em 2022 um relatório global sobre a saúde das pessoas com deficiência, que destacou os desafios enfrentados por esse público e as desigualdades na área da saúde. Segundo o relatório, pessoas com deficiência podem ter uma expectativa de vida até vinte anos menor do que pessoas sem deficiências, devido ao maior risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, derrames, entre outras.

A senadora expressou sua satisfação ao conhecer o Guia de Ação sobre Deficiência, elaborado pela OMS com o objetivo de auxiliar os países a alcançarem um acesso igualitário à saúde para pessoas com deficiência. Ela mencionou que já existem programas piloto em países como Tunísia, Nepal e outros, e que espera que essas diretrizes possam ser implementadas também no Brasil. Na opinião da parlamentar, as orientações técnicas de uma organização tão importante como a OMS são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas na área da saúde.

Além de discutir sobre a saúde das pessoas com deficiência, Mara Gabrilli defendeu a cooperação entre os Poderes Legislativo e Executivo na defesa do acesso universal a vacinas. Ela também cobrou do governo federal o apoio ao tratado internacional sobre pandemias, que está em discussão na OMS desde 2021.

Durante sua missão em Genebra, a senadora teve encontros com representantes de diversos países, como Argentina, Equador, Eslovênia, Irlanda, México, Paraguai, Peru e Reino Unido, para troca de experiências e boas práticas legislativas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência na área da saúde.

Ainda como parte de sua agenda, Mara Gabrilli se reuniu com o diplomata Tovar da Silva Nunes, representante permanente do Brasil junto à ONU, para discutir a entrada do Brasil na Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), considerado o maior laboratório de física de partículas do mundo.

Por fim, a senadora teve uma conversa com Jorge Araya, secretário do Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, para discutir os resultados do trabalho desse órgão. É importante ressaltar que Mara Gabrilli irá participar do monitoramento dos direitos das pessoas com deficiência em 188 países.

Essa missão oficial de Mara Gabrilli em Genebra tem grande relevância, pois busca estreitar relações entre o Brasil e organizações internacionais, além de buscar soluções para os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência na área da saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo