Fundação Oswaldo Cruz lança plataforma de parcerias para projetos e facilita conexão com o público e o privado

O Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz anunciou o lançamento de uma plataforma de parcerias que irá facilitar a conexão com projetos desenvolvidos pela instituição. A ausência desse canal havia dificultado a construção de parcerias entre o público e o setor privado. Segundo o gerente-geral do Escritório da Fiocruz, Luis Fernando Donadio, a plataforma é fundamental para facilitar a compreensão dos projetos e programas disponíveis, além de mostrar com quem entrar em contato e quais são os principais resultados.

A plataforma, que pode ser acessada pelo site captacao.fiocruz.br, serve como um portfólio digital das ações da Fiocruz abertas para a construção de parcerias. Além de listar os projetos, o portal também oferece informações sobre como inscrever novas iniciativas.

A plataforma está dividida por categorias de parcerias em potencial, como diálogo com empresas e fundações, parceiros internacionais e sociedade civil. A intenção é que a sociedade civil possa apoiar projetos científicos e ações em hospitais de referência da Fiocruz, por exemplo.

De acordo com Donadio, a ideia foi construir uma plataforma focada no usuário final, para facilitar o acesso à informação e a navegabilidade. Além disso, a Fiocruz busca apresentar os resultados, impactos e alcances dos projetos que estão sendo apoiados. Para a instituição, é tão importante receber apoio financeiro quanto prestar contas desse apoio e mostrar o que foi realizado com os recursos recebidos.

A plataforma já registrou vários contatos e negociações de parcerias para projetos não reembolsáveis. A expectativa é que 45 parcerias sejam efetivadas este ano. Entre os projetos mais populares está o Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), que desenvolve programas de humanização hospitalar e suporte para crianças que já tiveram alta hospitalar.

Para empresas e fundações, a procura é por projetos que conectem a questão de saúde e ambiente, e para o Ministério Público do Trabalho, a procura é para projetos relativos à saúde do trabalhador. Já as fundações e empresas nacionais estão buscando projetos de pesquisa em desenvolvimento com alto grau de aplicação na ponta, como vacinas de mRNA e plataformas de vigilância precoce.

A plataforma também direciona parceiros interessados para uma linha de financiamento de cooperação, onde os recursos aplicados pelo parceiro potencial são reembolsáveis. Essa linha é destinada para codesenvolvimento produtivo no início de maturação.

A plataforma para parcerias busca dar visibilidade a tecnologias desenvolvidas na instituição que buscam parceiros para licenciamento, desenvolvimento conjunto e financiamento. A Coordenação de Gestão e Tecnologia da Fundação (Gestec) é responsável pelo cuidado das patentes e proteção patentária da Fiocruz.

Desde seu início em 2008, o Escritório de Captação da Fiocruz já mobilizou centenas de parcerias e viabilizou mais de 150 projetos da Fundação. O lançamento dessa plataforma ajudará a promover a divulgação dos projetos e programas abertos para financiamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo