PReVio lança editais para parcerias com entidades visando prevenção à violência e proteção social em dez municípios prioritários do Ceará

Parcerias fortes e comprometidas estão em destaque no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PReVio). Com o lançamento de quatro editais em licitação pública nacional, o programa busca contratar entidades para executar projetos de prevenção à violência e proteção social em dez municípios prioritários, são eles: Fortaleza, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Sobral e Quixadá.

Segundo Carla da Escóssia, assessora de prevenção à violência e gestora do PReVio, o objetivo é fortalecer ações em parceria com os municípios para enfrentar as diversas situações de vulnerabilidade que contribuem para a violência. A participação dos prefeitos municipais, gestores públicos, entidades e sociedade civil é fundamental para estabelecer esse compromisso, especialmente nos segmentos mais diretamente impactados pela violência, como mulheres em situação de violência, jovens moradores de áreas vulneráveis, adolescentes grávidas, população LGBT e crianças.

Os projetos, que estão em processo de licitação, podem ser conferidos nos editais disponíveis nos sites da PGE e/ou da Casa Civil. Um deles é o Itinerarte, que tem como público-alvo os jovens de áreas mais vulneráveis dos dez municípios contemplados pelo PReVio. O projeto visa oferecer formação e fruição artística por meio da implementação de midiatecas e um Ateliê Itinerante, em ônibus adaptados para circular nas comunidades. Dessa forma, busca-se atender às necessidades desses jovens, que muitas vezes não têm acesso a equipamentos culturais devido a conflitos territoriais.

Outro projeto é o Projema, voltado para adolescentes e jovens gestantes de 15 a 21 anos. Com foco no fortalecimento de vínculos e responsabilização materna, o objetivo é promover o desenvolvimento das habilidades parentais e a construção de um Projeto de Vida para as adolescentes e jovens mães, contribuindo para a proteção tanto delas quanto de seus bebês.

O Empodera busca combater a vulnerabilidade relacionada à “cultura de violência contra a mulher”. Por meio de capacitação profissional, acompanhamento psicossocial, estímulo de habilidades socioemocionais e projetos de vida, o projeto visa fortalecer os fatores de proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e promover o rompimento do ciclo da violência.

Por fim, os Cursos Voltados à Rede de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz têm como objetivo a realização de 60 cursos de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz nos dez municípios prioritários do PReVio, ao longo de 36 meses, de forma presencial.

O PReVio, vinculado à Assessoria de Prevenção à Violência da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, é responsável por projetos e ações que buscam reduzir e prevenir crimes violentos no estado. Com foco na prevenção à violência juvenil e de gênero, prevenção e investigação policial, fortalecimento do Sistema de Medidas Socioeducativas e administração do programa, o PReVio tem como objetivo promover a qualidade dos serviços de prevenção da violência, aumentar a capacidade de prevenção e investigação policial e contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços de reabilitação de adolescentes em conflito com a lei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo