Começa em Fortaleza o I Seminário Internacional da Aesp/CE sobre Segurança Pública e Grupos Vulneráveis com autoridades e especialistas.

Começa nesta terça-feira (26), em Fortaleza, o I Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). O evento, que tem duração de dois dias, reunirá autoridades e especialistas para debater a temática “Segurança Pública, Direitos Humanos e Atuação Policial Junto aos Grupos Vulneráveis”.

O seminário tem como objetivo discutir e desenvolver políticas públicas relevantes que abordem os desafios da segurança pública e a proteção dos direitos humanos, especialmente no que diz respeito aos grupos vulneráveis. A ideia é contribuir para o avanço do estado do Ceará, seguindo a orientação governamental de “Cuidar das Pessoas e Fazer o Ceará avançar”.

De acordo com o diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, o evento conta com painéis que serão conduzidos por pessoas qualificadas e experientes, garantindo discussões de alto nível. No primeiro dia, após a solenidade de abertura, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, realizará uma palestra magna. Em seguida, serão abertos dois painéis. Já no segundo dia, serão realizados mais quatro painéis.

Uma das características inovadoras deste seminário é a possibilidade de participação remota. Cerca de 500 pessoas se inscreveram para assistir aos painéis através do Youtube, ampliando o alcance do evento e possibilitando que pessoas de outros estados e até mesmo de outros países acompanhem as discussões. Para realizar a inscrição, cada participante doou dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao programa Pacto por um Ceará Sem Fome.

Entre os temas abordados nos painéis, destaca-se a segurança nas escolas, um assunto de extrema relevância para a segurança pública atualmente. O último painel do seminário será dedicado a esse tema e contará com a participação do professor e pesquisador Rafael Quijada, da Universidade de Málaga, na Espanha. A intenção é debater e compartilhar estratégias para lidar com situações de boatos, ameaças e atos violentos dentro do ambiente escolar, visando garantir a segurança de alunos e professores.

O I Seminário Internacional da Academia Estadual de Segurança Pública será realizado na própria Academia, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, 1251, Mondubim, em Fortaleza. Além da participação presencial, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Aesp TV.

Com essas discussões e reflexões, espera-se que o seminário contribua para a construção de políticas públicas mais efetivas e para o fortalecimento da segurança pública no Ceará, garantindo a proteção dos direitos humanos e o cuidado com os grupos vulneráveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo