INSS inicia contato por telefone para antecipar benefício de segurados na fila de espera por perícia médica.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está intensificando os esforços para antecipar a concessão de benefícios por incapacidade temporária, como o antigo auxílio-doença. A partir desta segunda-feira (25), o órgão iniciará a ligação para segurados que estejam aguardando perícia médica há mais de 45 dias. O objetivo é reduzir a fila de pedidos aguardando análise e garantir que os requerimentos sejam atendidos dentro do prazo legal.

De acordo com o Instituto, o número (11) 2135-0135 aparecerá na tela de chamada do telefone dos segurados quando a entidade estiver entrando em contato para remarcar o atendimento, confirmar ou antecipar o agendamento da perícia médica e/ou avaliação social. É importante ressaltar que esse número não recebe chamadas telefônicas nem possui WhatsApp.

Para evitar golpes e garantir a segurança dos segurados, o INSS reforça que não solicita número de documentos, fotos de comprovação de biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária durante essas ligações. As únicas informações que podem ser solicitadas são relacionadas à antecipação do atendimento, remarcação de consulta ou orientações sobre requerimentos.

Caso o segurado fique em dúvida sobre a ligação recebida ou suspeite de alguma fraude, é possível fazer uma chamada gratuita para o número 135, que é a Central de Atendimento do INSS. Já o número do SMS da Central 135 é 28041, portanto, se alguma mensagem for recebida com esse número, é o INSS entrando em contato.

Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia médica para concessão de benefícios está em 1,1 milhão de pessoas. Esse número inclui 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) e 300 mil de outras perícias. O governo tem como meta reduzir esse número e chegar ao mês de dezembro com a fila dentro do prazo legal de até 45 dias.

É importante ressaltar que o prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Caso o segurado tenha o benefício negado, ele terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento. A documentação necessária para a concessão do benefício deve ser enviada por meio dos canais remotos de atendimento, como o aplicativo Meu INSS ou a Central de Atendimento 135.

Quando não for possível conceder o benefício por meio da análise documental, seja por não cumprimento dos requisitos ou quando o repouso necessário for superior a 180 dias, o segurado poderá agendar um exame médico pericial presencial. Vale ressaltar que o requerimento para a prorrogação de um benefício não pode ser feito por meio da análise documental.

Os benefícios que dependem de perícias médicas externas, como domiciliares ou hospitalares, e aqueles que decorrem de cumprimento de decisões judiciais também poderão ser concedidos por meio da análise documental.

É importante que a documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado seja legível e sem rasuras. Ela deve conter informações como: nome completo do segurado, data de emissão do documento (que não pode ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento), diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura e identificação do profissional emitente, com nome e registro no conselho de classe ou carimbo, data do início do afastamento ou repouso e prazo necessário estimado para o repouso.

Com essas medidas, o INSS espera agilizar o processo de concessão de benefícios por incapacidade temporária e garantir que os segurados recebam o auxílio o mais rápido possível, minimizando a espera e as dificuldades enfrentadas por quem precisa desses recursos para lidar com problemas de saúde.

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