Prefeito de Fortaleza envia à Câmara projeto de Lei do Passe Livre para transporte coletivo estudantil.

O prefeito José Sarto encaminhou nesta segunda-feira (25/09) à Câmara Municipal de Fortaleza a mensagem que propõe a implementação da Lei do Passe Livre na cidade. O objetivo é estabelecer uma política de passe livre estudantil para o transporte coletivo, garantindo duas viagens diárias gratuitas a todos os alunos das redes pública e privada de ensino.

A proposta, que deverá ser analisada e votada pelos vereadores em breve, tem como finalidade principal promover a inclusão social e incentivar a educação, contribuindo também com a economia das famílias fortalezenses. O prefeito José Sarto ressaltou a importância desse projeto para a cidade: “Com a instituição do passe livre estudantil em Fortaleza, buscamos proporcionar uma política de inclusão social e incentivo à educação, contribuindo com a economia das famílias fortalezenses”.

Justificando o passe livre estudantil, o projeto de lei destaca a importância de promover educação e bem-estar aos estudantes, além de incentivar a mobilidade sustentável e a redução dos gastos financeiros das famílias mais carentes. Após a lei ser aprovada, os estudantes poderão usufruir do benefício através da carteira estudantil, que estará vinculada ao Bilhete Único. Além disso, caso o estudante precise utilizar o transporte público novamente no mesmo dia após utilizar o passe livre, ele continuará pagando a tarifa estudantil de R$ 1,50.

O projeto foi elaborado após estudos realizados por um grupo de trabalho da Prefeitura de Fortaleza. Atualmente, as viagens dos estudantes já são identificadas através das carteiras estudantis, o que possibilita um controle eficiente do benefício. A limitação de duas viagens diárias evita abusos e atende a 94% de todas as viagens realizadas pelos estudantes, direcionando o passe livre aos que realmente necessitam.

Com a implantação da Lei do Passe Livre em Fortaleza, a Prefeitura busca promover a inclusão social e o acesso à educação, além de contribuir para um transporte público mais sustentável e econômico para as famílias fortalezenses. Agora, resta aguardar a apreciação e votação do projeto pelos vereadores, na expectativa de que seja aprovado e possa beneficiar a população estudantil da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo