Secretaria da Igualdade Racial inicia Levantamento de Dados para o Empreendedorismo Negro e Cultural no Ceará

No dia 25 de setembro de 2023, foi divulgado que a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) do Ceará iniciou um Levantamento Estratégico de Dados para reunir e qualificar informações sobre empreendedores negros, quilombolas, ciganos e de povos de terreiro no estado. O objetivo desse levantamento é elaborar projetos e propostas de melhorias para a atividade econômica desses grupos.

Para participar do levantamento, os empreendedores que se enquadram nesse perfil devem preencher um formulário disponível no perfil da Seir no Instagram. A secretária da Seir, Zelma Madeira, destacou a importância de apoiar o empreendedorismo desses grupos, como forma de reduzir as dificuldades financeiras e econômicas impostas pelo racismo.

A Seir tem como foco as políticas de ações afirmativas da população negra e dos Povos de Comunidades Tradicionais (PCTs), como quilombolas, povos de terreiro e comunidade cigana. O apoio ao trabalho e atividade econômica desses grupos é um dos eixos de atuação da secretaria.

No início deste mês, a Seir também firmou parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae) e com a Secretaria do Trabalho (SET). Essa parceria tem como objetivo realizar capacitação e formação para empreendedores negros e PCTs, além de criar uma plataforma de cadastro específico para esses trabalhadores, visando a inserção no mercado de trabalho formal e a geração de renda.

Um estudo do Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE revelou que o Brasil possui 29,9 milhões de donos de negócios, sendo que 15,9 milhões são negros, representando 52% do total. No Ceará, essa proporção é ainda maior, com os negros correspondendo a cerca de 70% dos donos de negócios no estado.

No entanto, mesmo representando a maioria dos empreendedores, os empresários negros ainda possuem uma média de ganhos mensais cerca de 32% menor que os empresários brancos. Enquanto os empresários brancos têm uma média de ganhos de R$ 3.231,00, os empresários negros ganham em média R$ 2.188,00.

Para acessar o formulário do Levantamento Estratégico de Dados para o Empreendedorismo Negro, Quilombola, de Terreiro e Cigano do Ceará, basta clicar no link disponibilizado no final do texto. A iniciativa é fundamental para conhecer esses empreendedores, suas atividades e principais demandas, visando ações mais efetivas de apoio e incentivo ao empreendedorismo desses grupos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo