Escola Porto Iracema das Artes recebe atividades do Efêmero Festival Experimental de Fotografia em alusão ao Setembro Verde

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a programação especial da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia. O evento, em alusão ao Setembro Verde, conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e é realizado pelo Ifoto – Instituto da Fotografia.

Nesses dois dias, a escola oferece uma série de atividades, incluindo oficinas e fala aberta para o público de pessoas com deficiência (PcD). Vale ressaltar que as inscrições foram realizadas diretamente junto às instituições que atendem esse público específico, não havendo vagas para inscrições espontâneas.

Com o tema “Movimento e Imagem”, o festival, que ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro, aborda quatro marcadores principais: rua, experiência, memória e diversidade. Durante o evento, serão realizadas intervenções urbanas, projeções, oficinas e encontros nos muros e metrôs da cidade, com exposições a céu aberto, lambe-lambe, conversas experimentais e mostras de fotografia de todo o país.

No dia 28 de setembro, a fotojornalista Viviane Siade estará ministrando duas oficinas na escola. Pela manhã, das 9h às 12h, acontece a oficina “Brinquedos Óticos – Oficina de câmara escura”, no Ateliê da Porto. Já à tarde, das 14h às 17h, será realizada a oficina “Retratos com Celular no Estúdio”, no Estúdio e Pátio da Porto Iracema das Artes. Ambas as atividades são gratuitas e exclusivas para pessoas com deficiência.

No dia 29 de setembro, será a vez da oficina “Ateliê de Acessibilidade: fotografia, poéticas e audiodescrição”, com Rubens Venâncio e Judas Tadeu Vilar Bernardo, que acontece das 14h às 17h. Simultaneamente, também na escola, a “Oficina Coletiva de lambe-lambe” será realizada no mesmo horário. Ambas as atividades são gratuitas, sendo a primeira direcionada para pessoas com deficiência, e a segunda aberta para artistas e estudantes da escola.

Para encerrar a programação, no mesmo dia 29, ocorre a fala aberta “Conversas Experimentais: Arte, Fotografia e Acessibilidade”, com a participação de Lara Lima, Luiza Torres, Judas Tadeu Vilar Bernardo, Rubens Venâncio e Viviane Siade. Durante o evento, os ensaios do Efêmero Festival e Ifoto serão projetados na fachada e nos muros da escola, exibindo obras visuais que combinam gifs, fotos e videoloops.

Todas as atividades do Efêmero Festival Experimental de Fotografia na Escola Porto Iracema das Artes são gratuitas e abertas ao público. O endereço é Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo