Fortaleza sanciona lei que transforma o programa Fortaleza Bilíngue em política permanente, visando formar jovens fluentes em segundo idioma.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, sancionou nesta terça-feira (26/09) a lei que torna o programa Fortaleza Bilíngue uma política permanente da cidade. Com essa ação, a Prefeitura garante a continuidade do programa que tem como objetivo formar metade da população jovem da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma em um prazo de 10 anos. O anúncio da sanção foi feito durante a certificação de cerca de 100 alunos dos cursos de inglês e espanhol.

Ao sancionar a lei, o prefeito ressaltou a importância de proporcionar aos fortalezenses a oportunidade de aprender outros idiomas. Ele afirmou que a estimativa é de que, em um ano, cerca de 118 mil pessoas sejam atingidas pelo programa, tanto de forma presencial quanto à distância. José Sarto destacou também a proximidade geográfica de Fortaleza com a Europa e América do Norte, e como isso pode contribuir para que a cidade se torne uma capital internacional.

Aprovado em agosto pela Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de lei garante a continuidade e a consolidação do Fortaleza Bilíngue, além de assegurar a ampliação de ações e o acesso de toda a população ao programa. O presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, destacou que uma cidade turística como Fortaleza deve se comunicar em mais de um idioma, e que esse é um dos principais objetivos do programa.

Atualmente, o Fortaleza Bilíngue conta com 5.700 alunos matriculados nas modalidades de ensino à distância e cursos presenciais. Já foram certificados 225 alunos em cursos de inglês e espanhol voltados para o trade turístico e outros temas. O programa tem sido bastante elogiado pelos participantes, que ressaltam os benefícios para o crescimento profissional e a melhoria na comunicação com os turistas.

O evento de certificação dos alunos foi o terceiro desde o lançamento do programa, em julho deste ano. O coordenador Hugo Holanda ressaltou que o Fortaleza Bilíngue tem contribuído para o desenvolvimento profissional dos participantes, e que seu objetivo é tornar a cidade mais acolhedora e acessível para visitantes do mundo todo.

O Fortaleza Bilíngue foi lançado com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, além do fortalecimento do turismo. O programa conta com 16 ações voltadas para alunos, professores e população em geral. Além dos cursos, já foram oferecidas capacitações para professores e distribuição de material didático para alunos. O programa é coordenado pela Fundação Citinova em parceria com diversas secretarias municipais.

As inscrições para os novos cursos presenciais do programa estão abertas e as aulas começarão em outubro. Os cursos presenciais são de inglês, francês e espanhol, com turmas exclusivas para profissionais do turismo e turmas abertas para o público geral acima de 15 anos. Além disso, o programa também oferece cursos online de inglês para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site do Fortaleza Bilíngue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo