Cozinha do Programa Ceará Sem Fome é lançada em Fortaleza com a presença de autoridades da Paraíba

No dia 27 de setembro de 2023, ocorreu o lançamento de mais uma cozinha do programa Ceará Sem Fome, no bairro Serrinha, em Fortaleza. O evento contou com a presença da primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, juntamente com a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, e a secretária paraibana de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas.

A visita teve como objetivo conhecer de perto a iniciativa do Ceará Sem Fome, que alcançou a marca de 208 cozinhas abertas, com mais de 20 mil refeições distribuídas na Grande Fortaleza e no interior. A presença da primeira-dama da Paraíba também proporcionou um intercâmbio de ações voltadas à segurança alimentar das pessoas mais vulneráveis.

Essa parceria entre os dois estados começou em junho, quando uma equipe do Ceará Sem Fome visitou a Paraíba e conheceu programas como o “Tá na Mesa”, o “Prato Cheio” e os “Restaurantes Populares” do Governo da Paraíba. A experiência adquirida inspirou a ampliação da oferta de refeições também por restaurantes e estabelecimentos similares nos municípios cearenses, por meio de uma mensagem aprovada pela Assembleia Legislativa e já sancionada pelo governador Elmano de Freitas.

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, ressaltou que as cozinhas do Ceará Sem Fome vão além da distribuição de refeições prontas. A ideia é proporcionar ações estruturantes para a população, como políticas públicas de capacitação, esporte, lazer, alfabetização e cuidados.

Para Ana Maria Lins, primeira-dama da Paraíba, é essencial que a população tenha acesso a políticas públicas que visem suprir suas necessidades básicas, como a garantia de alimentação adequada.

Durante o evento, foram divulgadas imagens das cozinhas do programa, mostrando o compromisso do Ceará Sem Fome em combater a insegurança alimentar e promover o bem-estar da população. A visita da primeira-dama da Paraíba também teve como objetivo levar essa ideia para o governador João Azevêdo, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

O programa Ceará Sem Fome busca não apenas garantir o direito à alimentação, mas também promover a dignidade e oferecer oportunidades para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com a inauguração de mais uma cozinha em Fortaleza, a iniciativa mostra sua efetividade e reforça a importância do trabalho conjunto entre os estados para combater a fome e a desigualdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo