Governador envia à Assembleia Legislativa mensagem com Plano Plurianual 2024-2027, definindo destino de recursos estaduais

O governador Elmano de Freitas encaminhou para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na tarde desta quinta-feira (28), a mensagem que define o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Esse documento é responsável por determinar o destino dos recursos do Estado pelos próximos quatro anos. A iniciativa foi um marco na participação da população cearense, que teve a oportunidade de contribuir com propostas e prioridades para os investimentos.

Ao todo, foram ouvidos os cearenses de todas as regiões do estado, que trouxeram suas dificuldades e sugestões para solucionar problemas. As 150 ideias mais votadas pelos cidadãos constam na mensagem enviada à Alece, que será apreciada pelos deputados estaduais. O montante a ser investido nesse período é de R$ 170,92 bilhões.

Para a secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, esse foi um momento democrático histórico, pois foi realizado um Plano Plurianual Participativo. A população teve a oportunidade de participar de plenárias presenciais nas 14 regiões administrativas do estado, bem como contribuir online por meio do site Ceará Participativo. Ao todo, 6.662 pessoas se inscreveram nas plenárias, mas diversas outras participaram sem registro.

As propostas escolhidas pela população estão alinhadas com as diretrizes já trabalhadas pelo governo, como o tratamento oncológico, criação de hospitais, melhorias nas estradas, ampliação das escolas de tempo integral e investimentos na segurança pública. Essa participação ativa da população foi fundamental para aproximar o estado das necessidades da comunidade e promover o desenvolvimento de forma mais efetiva, reduzindo as desigualdades regionais.

Os programas com maior volume de recursos definidos a partir das propostas da população são: Saúde, com Acesso Integral e de Qualidade; Segurança Pública e Justiça – Segurança Pública Fortalecida e Integrada à Sociedade; Educação Básica – Desenvolvimento do Ensino Médio; Segurança Pública e Justiça – Excelência no Desempenho da Prestação Jurisdicional; e Educação Básica – Educação em Tempo Integral e Complementar ao Ensino Médio.

Após a aprovação pela Alece e a sanção do chefe do Executivo cearense, o PPA 2024-2027 se tornará lei, tornando obrigatórios os investimentos nas áreas definidas no plano. Essa iniciativa representa um passo importante para o desenvolvimento do estado e para atender às demandas da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo