Maioria dos formandos em licenciaturas no Brasil não cumpre carga horária mínima de estágio obrigatório, aponta Enade 2021

A falta de cumprimento da carga horária mínima exigida no estágio obrigatório nas licenciaturas no Brasil é alarmante. Segundo dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021, compilados pelo Todos pela Educação, cerca de 55% dos formandos em licenciaturas afirmaram ter cumprido menos de 300 horas de estágio, enquanto 11,82% sequer fizeram o estágio.

O estágio obrigatório é importante para que os estudantes tenham contato com a realidade escolar e se preparem para a prática docente. De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), a duração mínima do estágio deve ser de pelo menos 400 horas.

No entanto, os dados do Enade revelam que essa regra não está sendo cumprida na prática. Dos concluintes em licenciaturas, apenas 13,71% fizeram estágios de mais de 400 horas, enquanto 19,49% cumpriram entre 301 e 400 horas. Esses números evidenciam que a maioria dos estudantes não está tendo a oportunidade de vivenciar uma carga horária adequada de estágio.

O gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Ivan Gontijo, ressalta a importância do estágio para a conexão entre a teoria e a prática. Segundo ele, é durante o estágio que os estudantes têm a oportunidade de conhecer a dinâmica da escola, os papéis dos profissionais e desenvolver habilidades importantes para a atuação como professor.

Gontijo também destaca que a pandemia da Covid-19 impactou a formação dos estudantes em 2021, com o fechamento das escolas. No entanto, os dados do Enade revelam que mesmo antes da pandemia, muitos estudantes já não estavam cumprindo a carga horária mínima do estágio.

O cumprimento do estágio é obrigatório para que os estudantes possam receber o diploma. Gontijo sugere que muitos estudantes podem estar apresentando documentos que atestam a realização do estágio, mesmo que não tenham cumprido integralmente as horas exigidas.

Gina Vieira, professora aposentada da rede pública e atualmente professora voluntária na Universidade de Brasília (UnB), destaca a importância do estágio na formação dos professores. Ela ressalta que a formação dos professores tem sido frágil e insuficiente, devido à precarização da formação inicial desses profissionais.

Vieira também destaca que a maioria dos formandos deseja atuar nas escolas públicas. Segundo dados do Enade, 64% dos concluintes dos cursos de formação inicial docente pretendem atuar em escolas públicas daqui a cinco anos.

Para que a formação de professores seja eficiente, Vieira defende uma maior articulação entre a teoria e a prática, sendo o estágio uma importante oportunidade para os estudantes experimentarem a prática pedagógica.

Atualmente, há mais matrículas em instituições privadas de ensino superior do que em instituições públicas nos cursos de licenciatura. Além disso, a modalidade de ensino à distância vem ganhando espaço, representando 61% dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura.

Em conclusão, os dados do Enade revelam a falta de cumprimento da carga horária mínima do estágio obrigatório nas licenciaturas no Brasil. Isso evidencia a necessidade de maior atenção e investimento na formação dos futuros professores, garantindo que eles tenham uma vivência adequada e significativa durante o estágio para se tornarem profissionais qualificados.

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