Ceará inicia Campanha Nacional de Multivacinação com objetivo de imunizar dois milhões de crianças e adolescentes

No último sábado, 30 de setembro, teve início no Ceará a Campanha Nacional Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Com a estratégia de aproximar a população dos locais de vacinação, o estado espera imunizar cerca de dois milhões de pessoas nessa faixa etária.

Para garantir um maior alcance em Fortaleza, o Governo do Ceará abriu as salas de vacina dos Vapt Vupts do Antônio Bezerra e Messejana aos sábados durante o período da campanha. O governador Elmano de Freitas participou da abertura da campanha na unidade do Antônio Bezerra, acompanhado da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, e outras autoridades.

A principal meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar 90% do público-alvo com as vacinas BCG e rotavírus, e 95% com os demais imunizantes. Durante as três semanas da campanha, todas as vacinas de rotina estarão disponíveis, incluindo a vacina para COVID-19, que será intensificada.

A importância da vacinação foi destacada por Francisca Jasilene Gomes, mãe da pequena Beatriz Ketlen Gomes, de 11 anos. Ela afirmou: “Eu digo às famílias que tragam as crianças, porque é importante que elas fiquem protegidas”. Os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo, levando a caderneta de vacinação. Caso não possua ou tenha perdido a caderneta, a criança também poderá ser identificada por outros documentos.

Além dos Vapt Vupts, o Ceará possui 20 postos de saúde em Fortaleza funcionando para a vacinação. No interior do estado, também estão sendo realizadas mobilizações. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o ministro da Educação, Camilo Santana, estarão presentes em Fortaleza na próxima segunda-feira (2), para o lançamento oficial da campanha.

O Ceará tem se destacado na cobertura vacinal, com resultados superiores a 80% de cobertura vacinal em diversas vacinas, de acordo com dados do primeiro trimestre de 2023. No entanto, é importante ressaltar a necessidade da homogeneidade desses resultados em todo o estado.

A campanha de multivacinação é uma oportunidade para garantir que crianças e adolescentes estejam protegidos contra diversas doenças. A participação de toda a população é fundamental para alcançar as metas do Ministério da Saúde e garantir uma maior cobertura vacinal no Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo