Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil promove integração entre as Forças de Segurança no Ceará

Com o objetivo de promover a integração e o debate sobre a atuação das Forças de Segurança, o Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil reuniu representantes do setor e fortaleceu a parceria entre as secretarias de segurança. A solenidade de encerramento do evento, que ocorreu no dia 29 de setembro, contou com a presença do secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Samuel Elânio, e do secretário Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar.

Durante os quatro dias de evento, que se estendeu de 26 a 29 de setembro, foram realizados debates sobre a atuação das Forças de Segurança e as políticas de Segurança Pública aplicadas nos estados e municípios. Mais de 190 cidades e 25 estados brasileiros estiveram representados no fórum.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, ressaltou a importância da integração entre as instituições e secretarias para fortalecer a segurança pública do Ceará. Segundo ele, o evento proporcionou conhecimentos e aprendizados que serão aplicados para potencializar a segurança pública nos demais estados e municípios.

Já o secretário Nacional da Segurança Pública do MJSP, Tadeu Alencar, destacou a necessidade de impulsionar as Forças de Segurança na garantia da segurança da população brasileira e no combate à criminalidade. Ele ressaltou que o fortalecimento e o comprometimento das instituições são fundamentais para adotar medidas que potencializem o combate à criminalidade.

Além dos secretários, diversas autoridades estiveram presentes na solenidade de encerramento do evento. Entre elas estavam o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, secretário da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã; o inspetor Marcílio Linhares Távora, diretor da Guarda Municipal de Fortaleza e presidente do Conselho Nacional de Dirigentes de Guarda Municipais (CNDGM); Sósthenes Macedo, presidente do Fórum Nacional de Defesa Civil; coronel Pereira Neto, presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems); e coronel Rossini, presidente eleito do Consems.

Também estiveram presentes o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutierrez; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa.

O Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil teve um papel fundamental na troca de conhecimentos e experiências entre os representantes das Forças de Segurança. A integração entre as instituições e secretarias é essencial para fortalecer a segurança pública do país e garantir a proteção da população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo