Sema coordena reunião do Grupo de Trabalho para criação do Geopark Sertão Monumental envolvendo diversas instituições

No último dia 1º de outubro de 2023, foi realizada uma importante reunião no auditório do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O objetivo do encontro foi discutir a criação do Geopark Sertão Monumental, que envolve a participação de diversas instituições.

A 3ª reunião do Grupo de Trabalho para criação do Geopark Sertão Monumental contou com a presença de representantes da Sema, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Instituto Dragão do Mar (IDM), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Geopark Araripe, Prefeitura de Quixadá, Promotoria de Justiça de Quixadá, Prefeitura de Quixeramobim, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Serviço Geológico do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Universidade Regional do Cariri (URCA). No entanto, algumas instituições como a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) não enviaram representantes para a reunião.

De acordo com Lucas Peixoto, assessor técnico do gabinete da Sema, o Grupo de Trabalho foi subdividido em dois comitês: Executivo e Científico. Cada um desses comitês irá cuidar de quatro pilares importantes para a criação do Geopark. O primeiro pilar é a visibilidade local, que envolve o engajamento da população. O segundo pilar é o trabalho em rede, que consiste em propor eventos e participar de acontecimentos sociais de outras instituições para envolvê-las no projeto. O terceiro pilar é a estrutura de gestão, que será estabelecida por meio de um acordo de cooperação técnica. E por fim, o quarto pilar é o científico, que será gerenciado pelo Serviço Geológico do Brasil e membros da academia do setor de geociências.

O Grupo de Trabalho tem a responsabilidade de elaborar um documento que será enviado à Unesco. O objetivo é obter a chancela do Geopark e assim garantir reconhecimento internacional para essa importante área do Ceará. A criação do Geopark Sertão Monumental representa um grande avanço para a preservação e valorização do patrimônio natural e cultural da região, além de impulsionar o turismo e desenvolvimento sustentável local.

A reunião foi mais uma etapa importante nesse processo e contou com a participação de diferentes atores envolvidos na criação do Geopark. Agora, o Grupo de Trabalho seguirá trabalhando na elaboração do documento que será enviado à Unesco, buscando o reconhecimento internacional para o Geopark Sertão Monumental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo