Audiência pública discute obstáculos à presença de mulheres em cargos de comando na segurança pública.

No dia 02/10/2023, às 09:31, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados anunciou que irá realizar uma importante audiência pública no próximo dia 4 de outubro. O objetivo dessa audiência é discutir os diversos obstáculos que têm dificultado a presença de mulheres nos cargos de comando da segurança pública.

A iniciativa para a realização dessa audiência partiu das deputadas Lêda Borges, do PSDB de Goiás, e Delegada Ione, do partido Avante de Minas Gerais. Elas embasaram seu requerimento em uma pesquisa realizada por uma plataforma de investimentos, a qual constatou que apenas 14,5% das posições de comando nas empresas de capital aberto no Brasil eram ocupadas por mulheres.

As deputadas ressaltaram a discrepância ainda maior existente na área da Segurança Pública, a qual é vista como predominantemente masculina. No requerimento apresentado, Lêda Borges e Delegada Ione destacaram o aumento da participação feminina nos cargos de gestão de algumas instituições policiais, como a Polícia Federal, como um exemplo positivo.

Esse tema é de extrema relevância na atual conjuntura, em que se busca a igualdade de gênero e a valorização das mulheres em todos os setores da sociedade. A presença feminina nos cargos de comando da segurança pública é fundamental para uma abordagem mais equilibrada e inclusiva na solução dos problemas da criminalidade.

A audiência pública será um espaço para debater o que pode ser feito para diminuir esses obstáculos e promover uma maior equidade de gênero nos cargos de comando da segurança pública. Espera-se que importantes representantes do setor participem do debate, contribuindo com suas experiências e perspectivas.

Essa iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher mostra o compromisso dessas parlamentares com a luta pela igualdade de gênero e a valorização da participação feminina em todas as áreas da sociedade. A audiência pública é um passo importante nesse sentido, permitindo a discussão de soluções e práticas que possam ser adotadas para garantir a presença e participação das mulheres nos cargos de comando da segurança pública.

Concluindo, a realização dessa audiência é um avanço na busca pela efetiva equidade de gênero na Segurança Pública. A presença e participação das mulheres nos cargos de comando são fundamentais para uma sociedade mais justa e igualitária. Resta agora aguardar os resultados e desdobramentos desse importante debate.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo