Campanha Nacional de Multivacinação mobiliza crianças e adolescentes menores de 15 anos no Ceará para atualizar cadernetas de vacinação.

O Ceará está engajado na Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. O lançamento da campanha aconteceu nesta segunda-feira (2) na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira, em Fortaleza, com a presença de autoridades como a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Durante as três semanas da campanha, todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para a população, além da oferta intensificada da vacina para covid-19. A ministra da Saúde destacou a importância dessa grande aliança para superar a desinformação dos últimos anos e alcançar altas taxas de cobertura vacinal novamente. Ela ressaltou que vacinar é um ato de amor, cuidado e vida.

Além dos serviços nos postos de saúde, a campanha também incentiva estratégias diferenciadas, como a busca ativa de não vacinados e a disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas. O Governo Federal destinou mais de R$ 151 milhões para ampliar o alcance do público-alvo, sendo R$ 5,1 milhões para os municípios cearenses.

O Programa Saúde na Escola também está sendo retomado em outubro, com ações de vacinação, educação sobre doenças sexualmente transmissíveis e cultura de paz. Todos os municípios cearenses aderiram ao programa.

O ministro da Educação ressaltou a importância das escolas na defesa da ciência e convocou os cearenses a alcançar 100% de vacinação nas crianças e adolescentes. O governador também reforçou a união e convocou a sociedade a participar dessa mobilização para proteger as crianças e adolescentes.

A vacinação nas escolas foi elogiada pela população, sendo considerada uma facilidade para as famílias da comunidade. A avó de um aluno da escola onde ocorreu o lançamento da campanha falou sobre como a vacinação perto de casa facilita a vida das famílias.

O Ceará, juntamente com outros seis estados, iniciou a campanha no último sábado (30) e tem como meta alcançar mais de 90% de cobertura vacinal para algumas doenças e 95% para outras. Mais de 2.500 salas de vacinação serão abertas no estado durante a campanha, incluindo as salas dos Vapt Vupts do Antônio Bezerra e Messejana, que funcionarão aos sábados.

A Secretaria da Saúde destaca a importância da vacinação como o método mais seguro para proteger a população contra doenças do passado e doenças futuras. O Ceará apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacinal para diversas doenças, de acordo com dados do primeiro trimestre de 2023 disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo